A música pop foi a primeira grande ferramenta global de comunicação de massas, e isso muitos anos antes da internet e das redes sociais. De algum modo, as regras dessa música continuam presentes no imaginário coletivo”. Esse pedacinho do prefácio do livro “Comusicação – O Som do Sucesso”, de Adolfo Corujo, sócio e Chief Strategy & Innovation Officer da LLYC, rede global de consultoria de comunicação e relações públicas, já aguça a imaginação em relação à obra, que acaba de ser lançada pela Aberje Editorial. Aliás, a live de lançamento acontece no dia 2 de julho, a partir das 15h pela plataforma Zoom e no canal da Aberje no Youtube, com transmissão ao vivo.

Além do autor Adolfo Corujo, especialista na gestão da transformação do negócio e na gestão da reputação no contexto da disrupção digital, participam da live o diretor-geral da Aberje Hamilton dos Santos e Luiz Serafim, head de marca e comunicação da 3M Brasil.

Em sua obra, Corujo mostra, por meio de lições de comunicação de 18 gênios da música, como boa parte dos músicos analógicos antecipou, sem saber, as bases da revolução comunicacional digital em andamento neste século, conforme enfatiza, no prefácio do livro, seu amigo José Antonio Llorente, sócio fundador e presidente da LLYC.

“Cada um desses artistas usou a comunicação de forma decisiva. A intuição e a sorte condicionaram seus resultados. Em todos eles, reconheço chaves do sistema que me proponho explorar e um talento extraordinário para produzir obras que transcendam seu tempo”, diz Corujo.

Por exemplo, graças a Joni Mitchell, Brian Wilson e Bob Marley, o leitor pode se aproximar das três peças básicas de qualquer processo de comunicação: escuta, conteúdo e relacionamento. Esses capítulos enfatizam a importância de estabelecer relacionamentos com as pessoas que determinam os projetos.

No caso de Bob Dylan, ele deu uma aula excepcional de marketing para ensinar como ganhar um novo mercado conquistando um novo espaço de conversação que lhe era totalmente estranho quando decidiu fundir o rock com o country.

A obra ainda tem o prefácio à edição brasileira, assinado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e professor titular da ECA-USP, para quem “a música, como as outras artes, é elemento catalisador da memória, do ritual, da narrativa e da experiência, pilares de uma comunicação afetiva. Nesse sentido, Adolfo Corujo recupera, em seu livro, essa face – ao mesmo tempo deleitosa e educacional – da música. Com ouvido apurado, conhecimento enciclopédico e percepção atenta, ele constrói um precioso manual no qual ritmo, melodia, comunicação, afetividade e inovação se interconectam”.

Para Nassar, o maior mérito de “Comusicação – O Som do Sucesso” está em sua escrita, que sabe ser ao mesmo tempo acurada e prazerosa, perspicaz e ágil, educativa e lépida. “As deliciosas biografias distribuídas em 18 capítulos iluminam ângulos até então desconhecidos e pavimentam o caminho para análises aprofundadas sobre o valor da comunicação como força empreendedora. Corujo trata seu leitor como um amigo, a quem convida para ouvir as canções de um álbum que acabou de tirar da prateleira e colocou em seu toca-discos. Assim resgata essa narrativa de valor educativo e ritualístico”, escreve.

Mesa redonda online
Lançamento do livro “Comusicação – O Som do Sucesso”
Data: 02 de julho
Horário: das 15h às 16h30

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here