Em comemoração aos 213 anos de sua fundação, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançará, no próximo domingo (13/6), a Trilha do Patrimônio do JBRJ. A Trilha apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos que contam a história bicentenária da instituição. No evento, também será inaugurada uma exposição sobre a Trilha. A cerimônia está marcada para às 10h, e contará com a presença da presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro, e autoridades.

O evento faz parte do calendário do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA-RIO 2021), e representa um marco para a promoção da importância histórico-cultural do JBRJ, instituto de pesquisas referência nacional para o estudo e conservação da flora e importante ponto turístico do Rio de Janeiro, que recebe mais de 500 mil visitantes anualmente. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o congresso ocorre pela primeira vez no Brasil e é o maior evento mundial da arquitetura e urbanismo do mundo.

A Trilha do Patrimônio do JBRJ é composta por 11 pontos – 10 localizados no arboreto e um, o Solar da Imperatriz, no Horto -, que contribuíram para a formação do Jardim Botânico ao longo de 445 anos. O ponto de partida é o prédio mais antigo da Zona Sul do Rio, onde hoje funciona o Centro de Visitantes do JBRJ, construído em 1576, ou seja, 232 anos antes da data de fundação do Jardim, em 1808.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here