- Publicidade -

Biografia de Eleanor Marx é publicada pela primeira vez em português

Publicado em:

A Editora Expressão Popular, em parceria com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), lança no dia 5 de agosto o livro “Eleanor Marx: uma vida”, primeira biografia da filha caçula de Karl e Jenny Marx a ser traduzida e publicada no Brasil.

A obra é escrita pela historiadora inglesa Rachael Holmes, que também biografou a sufragista Sylvia Pankhurst e Sarah Baartman, mulher africana originária do grupo khoi, escravizada, e uma das vítimas do racismo científico. O livro foi traduzido pela mestre em sociologia política pela UFSC Lia Urbini, pela doutoranda do Departamento de Linguística da USP Cecilia Farias e pela tradutora Letícia Bergamini.

“A biografia tem uma escrita fluida e cativante, e nos apresenta a vibrante trajetória de uma militante que se envolveu de corpo e alma nas principais questões da esquerda à época, abrangendo uma multiplicidade de frentes de ação. Eleanor escreveu panfletos, traduziu assembleias, deu aulas, apostou nos trabalhos de base, organizou arrecadações de fundos para partidos e sindicatos, fortaleceu campanhas fundamentais como a de libertação dos mártires de Chicago e realizou uma imensidade de falas públicas sobre o mundo do trabalho e a perspectiva socialista”, comentam as tradutoras da obra.

Eleanor Marx nasceu em janeiro de 1855 e tornou-se uma importante figura feminista socialista. “Mas o interessante nesta biografia é observar como, proporcionalmente, questões como a do filho não reconhecido de Marx ou a sobrecarga de trabalho advinda da lida com a desigualdade na divisão do trabalho reprodutivo, no caso das mulheres da família, aparecem como incontornáveis, mas, ao mesmo tempo, não apequenam, vitimizam ou demonizam os envolvidos. Elas estão ali, com um bocado de outras experiências extraordinárias e inovadoras”, destacam as tradutoras.

O lançamento do livro terá debate no dia 05 de Agosto, às 20h, no YouTube e redes sociais da Editora Expressão Popular.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -