- Publicidade -

Mostra “Rio Desaparecido” destaca transformações urbanas da cidade

Publicado em:

O futuro das cidades é um dos maiores problemas do mundo contemporâneo e tema central dos debates do UIA 2021 – 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Por isso, o Museu Virtual Rio Memórias e a Cinemateca do MAM se reuniram para promover, em paralelo ao evento, a Mostra Rio Desaparecido, a ser realizada em julho, de forma totalmente gratuita.

Três documentários serão exibidos, um deles inédito, e haverá debates com historiadores, arquitetos e cineastas de renome sobre as transformações urbanas ocorridas no Rio de Janeiro. Os filmes estarão disponíveis entre os dias 15 e 25 de julho na plataforma Vimeo e os debates serão realizados nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês, com transmissão simultânea no Youtube do MAM e Do RioMemorias.

“A ideia é que as imagens em movimento de um passado que ainda não era ruína possam dialogar com o tempo presente, evidenciando as transformações urbanas ocorridas até aqui e como queremos caminhar para o futuro”, revela a diretora e curadora do Museu Virtual Rio Memórias, Livia de Sá Baião.

Inédito e histórico, o documentário Nossos Soberanos no Brasil acompanha a legendária visita dos reis belgas aos trópicos, em 1920. “O filme é de uma riqueza ímpar para o conhecimento do Brasil de um século atrás, na época atravessado por inúmeros conflitos, mudanças e desafios. O que se espera, com a divulgação da obra, digitalizada e restaurada especialmente para a mostra em 2K, é o interesse cada vez maior de estudiosos e do público em geral em descortinar o passado de uma realidade não tão distante assim, do nosso país”, conta o gerente da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner.

Além do filme supracitado, produzido pelo Service Cinématographique de l’Armée Belge (S.C.A.B.), que faz parte do acervo da Cinemateca Belga, a Mostra “Rio Desaparecido” trará ao público mais dois documentários com imagens de um Rio que não existe mais: Crônica da demolição (2017), dirigido por Eduardo Ades, O desmonte do monte (2018), de Sinai Sganzerla.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -