- Publicidade -

Por que “A Revolução dos Bichos” ainda é um livro atual e importante?

Publicado em:

 É interessante como livros lançados décadas atrás ainda se mantêm relevantes nos dias de hoje. “Admirável Mundo Novo”, “Eu, Robô”, “A Arte da Guerra” e “Orgulho e Preconceito” são alguns desses livros. Além das obras citadas, há ainda duas produções famosas de George Orwell: “1984”, que conta a história de um governo que mantém os cidadãos sob constante vigilância, e “A Revolução dos Bichos”, livro sátira que foi classificado pelo próprio autor como uma “fábula”.

Recentemente, os direitos de publicação das obras de Orwell caíram em domínio público, o que fez várias editoras lançarem novas edições de suas principais obras, permitindo aos leitores comprar livros ilustrados, de capa dura e acompanhados por uma série de extras que celebram a vida e a carreira do autor.

As novas edições de “A Revolução dos Bichos” alcançaram o topo das listas de livros mais vendidos e fizeram com que as pessoas se perguntassem por que a obra de Orwell continua tão atual. Conheça agora cinco razões que fazem com que o livro se mantenha relevante mesmo décadas após seu lançamento.

A obra é uma aula de História
A principal intenção de George Orwell ao escrever “A Revolução dos Bichos” era retratar a União Soviética e o que ele acreditava ser uma traição de Josef Stalin aos princípios que guiaram a Revolução Russa de 1917.

Por meio da curta fábula de Orwell, é possível perceber que os personagens são representações de Stalin, Karl Marx e Leon Trotsky, figuras relevantes da época, e que a história contada é uma feroz crítica à ditadura imposta por Stalin após sua subida ao poder.

O mundo em que os bichos vivem se parece muito com o nosso
Relações complicadas de poder, opressão de classes, regimes totalitários, discursos populistas feitos apenas para agradar o povo e corrupção. Não é uma descrição do mundo em que vivemos, e sim da Fazenda dos Animais, lar dos bichos em “A Revolução dos Bichos”.

Nela os porcos Bola de Neve e Napoleão iniciaram um manifesto contra os humanos, que os obrigavam a trabalhar sem pagar nada em troca. Mesmo com os ideais de liberdade promovidos pelos animais, a mudança acabou se tornando outro regime opressivo.

Através de alegorias com animais, Orwell conseguiu não só retratar seu modo de ver a Rússia stanilista, mas também reunir algumas das principais características dos governos e da sociedade atual.

O livro possui uma linguagem acessível a todos
Orwell não estava brincando quando classificou “A Revolução dos Bichos” como uma fábula. Seguindo o gênero, o livro possui linguagem de fácil compreensão e narrativa atraente, cheia de toques de humor e de humanidade que fazem com que o leitor simpatize com os bichos e se envolva em suas lutas.

Além disso, é uma história direta, que pode ser lida rapidamente por diferentes perfis de leitores graças à sua curta duração. Ele ainda produz discussões relevantes, tantos pelos temas quanto pela escrita “A Revolução dos Bichos” ainda é um dos livros mais discutidos e celebrados entre leitores, estudiosos e intelectuais, o que faz com que ele seja presença constante em rodas e grupos de discussão literária.

E tudo nele se torna pauta para uma conversa: seu contexto histórico, seus temas que são facilmente comparáveis com a situação política antiga e atual de vários locais do mundo, a crítica feita à Rússia da época, a linguagem utilizada e se a história é ou não interessante.

Até a tradução do livro, que foi escrito em inglês britânico, é objeto de discussão e divide os fãs e leitores entre aqueles que preferem determinado tradutor ou edição.

Ele vai continuar sendo relevante daqui para frente Toda a agitação em torno dos relançamentos de “A Revolução dos Bichos” só prova uma coisa: a obra é um clássico praticamente imortal, que continuará sendo objeto de discussão e admiração das próximas gerações.

Seja por seus temas que facilmente fazem analogia às situações políticas e cotidianas, pelos personagens carismáticos ou pela importância histórica da obra, “A Revolução dos Bichos” é uma leitura imperdível em qualquer época e continuará sendo relevante pelos próximos anos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -