- Publicidade -

TV Cultura exibe série documental sobre Festival de Campos do Jordão

Publicado em:

A partir deste sábado (17/7), a TV Cultura exibe a série documental “Festival de Campos do Jordão – Música e Arte no Inverno”, que tem como objetivo apresentar um grande painel artístico das cinco décadas do tradicional Festival.

A atração, produzida pela emissora, reúne relíquias do acervo da TV Cultura e entrevistas inéditas com nomes que marcam a história do maior Festival de música clássica do Brasil. No ar às 22h, na TV Cultura. Aliás, a produção ressalta, principalmente, o caráter pedagógico do Festival e a relevância cultural que o evento anual trouxe à cidade de Campos do Jordão.

Dividido em cinco episódios, a série documental narra histórias importantes do famoso festival que teve início em 1970. Além disso, destaca os principais fatos que o levaram ao reconhecimento artístico e pedagógico.

A edição traça um paralelo entre o passado e o presente, recuperando nomes como Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Luís Arrobas Martins, Claudio Santoro e Almeida Prado – grandes incentivadores da Cultura e da Educação Musical.

Outros que contribuíram para a preservação do Festival participam do seriado a partir de depoimentos. São eles: os maestros Julio Medaglia e Roberto Minczuk; o compositor Aylton Escobar; o atual diretor da OSESP, Marcelo Lopes e os ex-bolsistas que ganharam notoriedade como o violista Marcelo Jaffé, o oboísta Arcádio Minczuk e o maestro Emiliano Patarra.

Em toda a trajetória do Festival, a Rádio e TV Cultura sempre estiveram presentes na cobertura jornalística e na gravação dos concertos. Julio Lerner, Walter Lourenção e Gilberto Tinetti fazem parte desta história, a qual carrega algumas significativas gravações que serão reapresentadas no seriado. Com destaque para o maestro Kurt Masur, professor e regente em concertos realizados entre 2006 e 2008, e para a montagem da ópera Rita dirigida por Carla Camurati, em 2007.

Além de apresentar o melhor da música clássica, o Festival sempre levou ao público as mais diferentes expressões artísticas: da ópera às músicas contemporâneas; do ballet à música popular. Desde os anos 1990, a Brasil Jazz Sinfônica sobe ao palco do Auditório Claudio Santoro e da Praça do Capivari convidando ícones da música brasileira como Gal Costa, Tom Jobim, Carlinhos Brown, Lenine, Fafá de Belém, entre outros.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -