- Publicidade -

CCBB Educativo celebra o Dia do Folclore Brasileiro

Publicado em:

A programação educativa do CCBB-Rio celebra o Dia do Folclore Brasileiro , além dos destaques deste fim de semana.

Dia 19 de agosto, quinta, às 14h, o Laboratório de Crítica – Rotas de Fuga/ Rotas de Criação convida o artista visual Rafael RG para um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Nesse encontro, Rafael RG convida o público interessado nas diversas formas de escrita como expressão artística. Rotas de Fuga / Rotas de Criação é um encontro que explora as diferentes estratégias que já foram desenhadas e utilizadas por pessoas racializadas. O objetivo é compreender como tais rotas de fuga reverberam nos tecidos sociais das cidades nos dias de hoje, podendo tornar-se disparadores de processos artísticos.

No universo musical, “fuga” significa uma forma específica de composição que utiliza um número determinado de vozes que interpretam de forma consecutiva o mesmo tema. Um tema musical, repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada.

O Laboratório de crítica e reflexão aborda sobre arte, a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Para o público infantil, o CCBB Educativo do Rio oferece as oficinas artísticas e presenciais do Lugar de Criação. São vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade. Elas acontecem todos os sábados às 15h00. Dia 21 de agosto – Lugar de Criação – OFICINA DE HISTÓRIAS – Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

A capacidade é para até 12 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até 03 pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. A duração é de 1 hora e a classificação indicativa é Livre e recomendado para pessoas acima de 3 anos.

A programação completa dos Lugares de Criação, assim como as inscrições estão disponíveis em www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis.

No Dia 22 de agosto, às 14h, o CCBB Educativo celebra o Dia do Folclore Brasileiro. Nesta data especial, vamos celebrar o folclore brasileiro em uma conversa aberta onde os participantes, mediados pelos educadores do programa, poderão partilhar histórias, danças, músicas e brincadeiras que fazem parte de seus repertórios de saberes populares.

Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.Para participar é necessário agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. A capacidade é para até 6 pessoas. Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -