- Publicidade -

Grupo Esparrama atua em projeto teatral que abrange escolas de SP e MG

Publicado em:

Diante da necessidade de adaptar a temporada presencial para o virtual, em razão da pandemia da COVID-19, o Grupo Esparrama transformou seu projeto teatral com o intuito de ser uma ferramenta de apoio para professores e estudantes de trinta escolas de diversas regiões de São Paulo e do Brasil.

Com o projeto “Circulação do FIM?” contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, o grupo abusou da criatividade para adentrar o universo das lives, assim se aliando à escolas para lives educativas e à artistas de múltiplas linguagens com apresentações para o grande público.

Até 23 de setembro, às quintas e sextas-feiras, às 15h, acontecem as lives especiais para escolas em que o premiado espetáculo “FIM?”, do Grupo Esparrama, será exibido com tradução em Libras e interação simultânea do elenco.

Até o momento são trinta escolas inscritas das cidades de Bauru, Guarulhos, Mairiporã, Manduri, Poá, Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto, em São Paulo e de Ituiutaba e Belo Horizonte (Minas Gerais). Além disso, cerca de 3000 crianças estão inscritas para participar das ações, as escolas interessadas ainda podem se inscrever para participar através do formulário fixado na página do grupo no Facebook ou na bio do Instagram @grupoesparrama .

As escolas participantes receberão gratuitamente um material de apoio com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU, produzido em parceria com a educadora Laila Sala e a ilustradora Marina Silva.

O material será composto pelo “Almanaque do Fim”, um caderno de atividades lúdicas, um site com materiais exclusivos para profissionais da educação com referências e sugestões, ampliando possibilidades de abordagens dos temas em sala de aula e uma série de vídeos lúdicos de apoio, com o elenco de palhaçaria do grupo introduzindo as propostas sugeridas no site e no caderno do aluno.

Para o grande público, nos dias 21 e 22 de agosto de 2021, às 15h, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada “Conheça Outro Fim”, que serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama com tradução em Libras. Aliás, na live de sábado, dia 21 de agosto de 2021, às 15:00, acontece um bate-papo com o ator e diretor Marcelo Peroni e a atriz e produtora cultural Aline Volpi, que são integrantes da Catarsis Produções. E na live de domingo, dia 22 de agosto, às 15h, a Cia Usfulano formada por Nilton Marques e Sandro Gattone, atores e bonequeiros com mais de dez anos de atuação e passagens pelos programas Cocoricó, Tá Certo?, Que Monstro te Mordeu e Casakadabra, todos da TV Cultura.

Artistas de múltiplas linguagens apresentam releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.

O espetáculo “FIM?” foi criado pelo Grupo Esparrama em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -