- Publicidade -

“InConto Marcado” promove encontro entre a arte brasileira e a educação

Publicado em:

Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ, a produtora, educadora e atriz Daniele Yanes promove o incentivo à leitura através do projeto “InConto Marcado”, que inicia as atividades da nova etapa no dia 22 de agosto de 2021. Aliás, mesmo em um ano de pandemia, Daniele aproveitou de toda a expertise da vida profissional para realizar a primeira fase do projeto,  no site https://incontomarcado.com.br.

O dia 22 de agosto marca o relançamento do primeiro episódio do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” totalmente reformulado (uma adaptação do livro homônimo da premiada escritora cearense Socorro Acioli), com o lançamento dos cinco episódios restantes até o fim de outubro. Já no dia 23 de agosto as inscrições da oficina on-line para professores dos municípios contemplados estarão abertas diretamente pelo site do projeto serão até 80 professores por cidade e aqueles que se destacarem, participarão da oficina presencial que ocorrerá em cada município.

“O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte brasileira, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. O resultado é uma abordagem multidisciplinar, onde a literatura, o teatro e a educação unem forças para tocar e encantar pessoas de diferentes regiões e toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”, explica Daniele.

De 04 de novembro até 03 de dezembro serão executadas as oficinas de teatro em formato presencial, juntamente com a circulação do espetáculo inédito em seis cidades do Rio de Janeiro: ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ passará por Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói.

“Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma plataforma que busca o incentivo à leitura. Este objetivo está presente em todos os pilares do projeto. Isso está claro na escolha dos três espetáculos montados e apresentados ao longo da trajetória de 10 anos: todas adaptações para o teatro de obras da literatura brasileira. Além disso, o livro está sempre presente em cena, não apenas como um adereço, mas como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico e criativo”, analisa Daniele.

São dez anos de circulação com o projeto pelo Norte e Nordeste, atuando no cenário artístico e educacional, e ainda conta com a experiência de quem atuou na TV Globo quando foi a segunda atriz mirim a fazer a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, atuando também em novelas e minisséries. Agora, em 2021, o projeto segue para a segunda fase com uma plataforma totalmente nova com ações on-line e presenciais que serão implementadas em seis cidades do Rio de Janeiro, unindo no mesmo caldeirão de saberes a cultura, o teatro e a literatura.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -