- Publicidade -

Itaú Cultural realiza Festival de Culturas Surdas

Publicado em:

Entre 9 e 13 de agosto o Itaú Cultural realiza nova edição online do Festival de Culturas Surdas, com cinco mesas de conversa e programação artística. O tema central, neste ano, é a multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo.

Nas mesas de conversa, os convidados refletem sobre a realidade do surdo indígena, e as particularidades de suas línguas de sinais, a interseccionalidade entre surdez e as lutas feministas, antirracistas e LGBTQIA+, entre outros assuntos. Visando o protagonismo do sujeito surdo, os convidados tem profunda relação com os temas abordados, seja por meio da vivência, militância, trabalhos artísticos ou pesquisa acadêmica.

A programação artística abre e fecha as mesas, com vídeo poesias, que são uma linguagem muito utilizada pela comunidade surda, que usa elementos do audiovisual para incrementar a apresentação de uma poesia em língua de sinais.

Essa iniciativa, do Núcleo de Educação e Relacionamento, se volta para a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade, tanto no universo das artes e da cultura, como na esfera social, reafirmando a luta por direitos e reconhecimento dessa parcela da população brasileira.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -