- Publicidade -

“Olho nu” reúne um consistente apanhado do trabalho de Rogério Reis

Publicado em:

O livro “Olho nu”, de Rogério Reis, configura-se em uma grande metáfora para um artista sempre despido de preconceitos, inquieto, multidisciplinar, com disposição a criar e recriar, unindo distintas temáticas com maestria em sua consistente e ampla obra.

São 160 páginas que chegam nas livrarias em setembro. O livro, editado pelos irmãos João e Kiko Farkas, reúne um consistente apanhado do trabalho de Rogério, cuja trajetória marca cerca de 40 anos ininterruptos.

Todo em preto e branco, bilíngue (inglês/português), “Olho Nu” é dividido em trabalhos conhecidos de Rogério Reis. O livro é uma linda homenagem à fotografia de rua, muito utilizada no século XX e um pouco esquecida com a digitalização das imagens. “Este livro para mim é um reencontro editorial com a fotografia de rua” afirma Rogério Reis.

O livro mostra ao leitor o Rio de Janeiro como ele é. O fotojornalismo factual também surge com força em imagens contundentes. Na primeira página do livro o leitor admira uma imagem deslumbrante da cidade que encanta o mundo por suas paisagens inspiradoras. Na segunda página o leitor já encontra a impactante foto de policiais dentro de um caveirão.

Há também fotografias sensuais profundas e imagens fortes que reafirmam a passagem de uma simples situação jornalística para uma realidade absolutamente sintética. “A soma dessas pequenas sínteses, através de olhares que vamos chamar de editorial, de editores, compõe um todo, que de repente vamos chamar de universo, uma visão pessoal de uma cidade.” diz o João Farkas, editor do livro.

Com capricho editorial, o livro traz, ainda, o registro de uma instigante conversa do autor com o editor do livro, o fotógrafo paulistano João Farkas, além da artista e professora paraense Mayra Rodrigues; o fotógrafo paulista Edu Simões; o jornalista e professor carioca Rosental Alves; a historiadora fluminense Ana Mauad e o historiador carioca Maurício Lissovsky, um elenco estelar da produção e do pensamento da arte, da imagem fotográfica e da história social brasileira.

Além disso, todo valor arrecadado pelo autor nas vendas do livro pelas livrarias será doado para um projeto social na cidade do Rio de Janeiro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -