- Publicidade -

“Os Quatro Cantos de Elpídio” estreia virtualmente

Publicado em:

Os Quatro Cantos de Elpídio
Foto: Edson Prudêncio

No dia 13 de agosto, às 21h, a companhia Navega Jangada de Teatro estreia o documentário sobre Elpídio dos Santos (1909-1970) e a cultura de São Luiz do Paraitinga , além da peça “Os Quatro Cantos de Elpídio” que fala do amor da personagem Catarina por uma música e sua viagem em busca desse compositor, no Youtube.

Serão 8 apresentações virtuais da peça com foco nas cidades de São Paulo, Taubaté, Caçapava, São Bernardo do Campo, São José do Barreiro e São Luiz do Paraitinga. O projeto foi concebido antes da pandemia, adaptado posteriormente e é realizado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Todos os eventos são gratuitos!

Aliás, para gravar o documentário Um Canto Caipira, o grupo esteve em em São Luiz do Paraitinga onde entrevistou a família do Elpídio, registrando imagens de onde viveu, suas cerâmicas. Além disso, conversaram com um historiador local, João Rafael Cursino, doutor em cultura popular da região.

Para o levantamento do legado cultural, a equipe falou com o músico e poeta da região Gilberto Leandro Cursino Barbosa, que é professor da rede pública. O documentário entra no ar no dia 13 de agosto e fica até o fim do cronograma de apresentação da peça.

Já a peça “Os Quatro Cantos de Elpídio” fala do amor de Catarina por uma música. A menina saipelos quatro cantos, atrás do compositor que toca seu coração com tanta poesia e melodia. É uma história contada e cantada por 8 festeiros, que passam por devoções, carnavais, personagens como Mazzaropi, que teve canções de Elpídio em seus filmes.

Elpídio dos Santos (1909-1970) foi parceiro e amigo de Mazzaropi, criando 25 trilhas para seus filmes. Autor de uma extensa obra como A Dor da Saudade, Você Vai Gostar (conhecida muitas vezes por Casinha Branca) e Lua na Roça, teve inúmeros sucessos gravados por artistas como Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira entre outros. Suas músicas fizeram parte da trilha sonora das novelas: Cabocla Rede Globo), Rei do Gado (Rede Globo), Pantanal (TV Manchete/SBT) e Meu Pé de Laranja Lima (Band).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -