- Publicidade -

“Riobaldo” prorroga temporada na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Com adaptação e atuação de Gilson de Barros, “Riobaldo” é um recorte do ex-jagunço Riobaldo, que relembra sua vida e seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília.

Em sua travessia, Riobaldo enfrenta questões que transcendem ao lugar sertão. O incompreendido amor homossexual por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

A trama Roseana transita entre o real e o misterioso, atingindo o universal. A sexualidade, a masculinidade, e, principalmente, o amor, em suas mais diversas formas são tratados magistralmente no espetáculo.

O diretor Amir Haddad conta, “Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes. Até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi!! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira.

Ele completa, “Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis.”, afirma Amir Haddad.

Serviço
DIAS: 13 a 28 de agosto de 2021– sextas e sábados, 19h
Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Classificação: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -