- Publicidade -

SescTV apresenta programação especial com artistas visuais brasileiros

Publicado em:

Produção faz um mapeamento dos artistas contemporâneos.

Em agosto, o SescTV estreia uma programação especial dedicada às artes visuais brasileira, com uma série inédita de 26 episódios com artistas de várias gerações e regiões do país apresentando suas inquietações e obras. “Artérias” revela os rumos da arte contemporânea e a força dessas manifestações de origem nas raízes mais profundas do Brasil.

A série “Artérias” reúne 26 minidocumentários sobre artistas visuais de várias gerações e regiões do Brasil que trabalham com suportes e motivações igualmente diversas. Em cada episódio, de cerca de 13 minutos de duração, um artista é retratado, entre afro-brasileiros, indígenas e LGBTQI+ como protagonistas.

Sob direção de Helena Bagnoli e Henk Nieman, a série faz um mapeamento inicial destas produções. “Esse recorte é importante para começarmos a desconstruir as dinâmicas nascidas com as hierarquias coloniais e seguidas por séculos por museus, galerias e instituições de arte onde prevaleceu um racismo declarado e uma visão modernista eurocêntrica. Trabalhar com esse grupo de artistas, que estiveram à margem do sistema oficial de artes por muitos anos, é criar um espaço para que eles possam manifestar sua própria voz”, afirma Helena Bagnoli.

Os episódios intercalam depoimentos com imagens das obras, suas interações com as cidades e o seu entorno. Um diálogo com as tradições e a modernidade. Bagnoli revela que as narrativas dos programas foram pensadas a partir do artista na sua intimidade. “A arte contemporânea só pode ser, de fato, apreciada se você conseguir entender qual a motivação de quem está criando. Então, nosso propósito foi decifrar o trabalho desses criadores, mostrar suas inquietações, o contexto em que atuam. Para isso, partimos dos locais de trabalho dessas pessoas, que nem sempre eram ateliês, pois muitos deles trabalham em suas próprias casas, na aldeia, na rua”, completa.

Outro lançamento do mês é o documentário Siron. Tempo Sobre Tela, que será exibido pela primeira vez no canal. O filme percorre pensamentos, memórias e revelações em um arquivo pessoal inédito do artista Gessiron Alves Franco (1947-), conhecido como Siron Franco. Ambas as produções, série e documentário, estreiam no dia 27 de agosto.

Além disso, o canal também apresenta a sua nova identidade visual, mas sem alterar a linha editorial. A grade completa da programação do mês traz ainda espetáculos, filmes, entrevistas e outros documentários das múltiplas linguagens artísticas. Aliás, todos os conteúdos exibidos na TV ficam disponíveis no site do canal para o público ver ou rever quando quiser. Basta acessar sesctv.org.br e conferir gratuitamente, sem necessidade de cadastro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -