Recine começa no mesmo dia da abertura do Espaço Estação/Cavideo no Estação Net Rio.

Na sua 19° edição, o FESTIVAL RECINE acontecerá de 30 de setembro a 14 de outubro de forma on-line (plataforma no vimeo do RECINE) e presencial no Cinema Estação Net Rio, em Botafogo.

A sessão de abertura do Recine será dia 30 de setembro, no mesmo dia da inauguração da loja Cavideo, da exposição e mostra do diretor Neville D’Almeida, além de performances e lançamento de livros.

O evento começa às 18h, já a sessão será às 21h no Estação Net Rio, com curtas de todos diretores homenageados. O livro do Geraldo Veloso será lançado também no dia 30 e um site-livro do Carlos Alberto Mattos site-livro Paisagens do Fim dia 4, além de varias pré-estreias sempre às 19 horas.

A Cavideo também se muda definitivamente da Cobal do Humaitá! Agora, o espaço será  no Estação Net Rio, com DVDs, Blue rays, livros, trilhas de filmes, pôster e outros suvenires, seguindo o mesmo modelo do Espaço Cultural Cavideo nas Casas Casadas.

O Festival RECINE 2021 realizará atividades no Espaço Cultural Cavideo nas Casas Casadas em Laranjeiras, no Estação Net Rio em Botafogo, na plataforma on-line do Recine e nos sites Vertentes do Cinema e no CINELIMITE1.

 O Festival é uma realização da CAVIDEO e do site VERTENTES DO CINEMA e conta com o apoio e parceria do CIRCUITO ESTAÇÃO NET DE CINEMA. e do site americano LIMITE.

Junto ao festival RECINE 2021 acontece também a Mostra “NEVILLE LADO B”, com uma série de filmes raros e praticamente inéditos do grande Neville D’Almeida, a partir do dia 30 de setembro na plataforma vimeo do Recine e no Estação Net Rio. A mostra “NEVILLE LADO B” tem curadoria de Cavi Borges e Igor Nolasco e a exposição a curadoria de Cavi Borges e Rodrigo Fonseca.

Com a temática: “A MEMÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO” serão realizadas várias homenagens e retrospectivas de cineastas no festival. Entre os homenageados estão o MIS (Museu da Imagem e Som), CULTNE ( CANAL DE FILMES DA CULTURA NEGRA) e o cineasta Fabiano Canosa.

“Fabiano Canosa será um dos grandes homenageados no RECINE 2021 é uma das figuras mais importantes do cinema brasileiro e um verdadeiro fio condutor entre realizadores, cinéfilos, curadores, programadores e amantes da sétima arte”, declara Cavi.

“O RECINE 2021 também vai homenagear o querido e saudoso Geraldo Veloso, com a exibição do curta-metragem Toda memória das Minas, o longa Perdidos e malditos e o episódio inédito com Geraldo da série “MATERIAL BRUTO”. Além disso, vamos relançar seu livro “O CINEMA ATRAVÉS DE MIM” no dia 1 de outubro na abertura do Festival no Estação Net Rio”, conta Cavi.

Outra homenageada será a grande diretora e montadora Eunice Gutman, pioneira na realização de filmes com temáticas feministas e politicas do cinema brasileiro, com uma retrospectiva com 10 de seus filmes documentais além também de alguns filmes onde foi montadora.

Além disso, O RECINE 2021 lançará com exclusividade a série “MATERIAL BRUTO – A MEMÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO”, criada a partir do material bruto de filmagens anteriores não utilizadas de outros projetos. A série conta com entrevistas inéditas de mestres do cinema brasileiro. A primeira temporada estará disponível s a partir do dia 1 de outubro disponível no canal do vimeo do RECINE 2021.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here