- Publicidade -

2ª Mostra Taturana de Cinema traz discussão sobre democracia e antirracismo

Publicado em:

A Mostra Taturana acontece na semana em que se  celebra o Dia Internacional da Democracia.

Com programação on-line e presencial entre os dias 14 e 19 de setembro, a 2ª Mostra Taturana de Cinema, organizada pela Taturana Mobilização Social, em parceria com Coalizão Negra por Direitos, Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e Wonder Maria Filmes, exibe longas e curtas documentais que abordam o tema democracia e antirracismo. Aliás, este ano, parte do evento será realizado em Portugal com colaboração do site Buala, Inmune, (Instituto da Mulher Negra em Portugal), SOS-Racismo e Nêga Filmes.

“Acreditamos que o cinema é uma ferramenta privilegiada para mediar discussões urgentes, principalmente entre o público jovem – um dos públicos-alvo da Mostra. O evento tem como objetivo fomentar diálogos que ampliem a compreensão sobre as origens do racismo e de que forma ele atua e se perpetua no Brasil, a partir de conversas com lideranças negras e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento”, ressalta Amanda Letícia, coordenadora de mobilização da Mostra.

A curadoria da 2ª Mostra Taturana de Cinema selecionou 23 filmes dirigidos apenas por pessoas negras e indígenas e promoverá nove sessões presenciais, debates, encontros, oficinas e rodadas de conversas com lideranças e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento.

As escolhas refletem o conceito desta edição que está dividida em seis eixos temáticos nos quais os filmes se organizam. São eles: Experiências do corpo e da fé: religiosidade, estética e antirracismo; Em defesa da vida: direito ao território e ao modo de viver; Árvore da memória: busca da ancestralidade e o combate ao apagamento e à invisibilidade; Muros do racismo: estruturas e fronteiras geográficas, materiais e simbólicas; Vidas negras importam: violência de Estado e genocídio da população negra; Outras histórias possíveis: memória, vozes e disputa de narrativas. Todos os longa-metragens ficarão disponíveis durante 48h e os curtas poderão ser assistidos durante toda semana em que acontece o evento.

Além disso, estão previstas oficinas e encontros online para grupos fechados ou mediante inscrição prévia.

Serviço
Confira a programação
Realização: Coalizão Negra por Direitos, Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e Wonder Maria Filmes (Portugal)
Data: 14 a 19 de setembro
Preço: gratuito
Atividades online – pela plataforma de Streaming TodesPlay e Oficina Cultural Alfredo Volpi, e presenciais em salas do circuito SPCine (São Paulo – Brasil) e no Museu do Aljube (Lisboa – Portugal)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -