A plataforma Agenda Tarsila, maior iniciativa de programação sobre o movimento modernista do país que estreou neste mês, possui mais de 170 eventos ligados ao modernismo elencados no site. A iniciativa comemora o centenário da Semana da Arte Moderna de 22 e é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Organização Social de Cultura Amigos da Arte.

Além disso, o site também possui entrevistas exclusivas com parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos, além de curiosidades. Um verdadeiro guia para quem gosta de arte. Toda semana, a Agenda Tarsila tem eventos que acontecem de forma presencial e on-line como o Museu Casa Portinari que oferece uma exposição a céu aberto com réplicas de obras do pintor.

A exposição a céu aberto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brodowski (cidade natal de Portinari) foi inaugurada em agosto. A mostra apresenta cerca de 20 painéis com réplicas de obras do artista, que contemplam as relações do pintor com a sua terra natal, aspectos da história local como a imigração italiana e homenagem a Chiampo – cidade-irmã de Brodowski –, a convivência entre os povos e a proteção ambiental, temas importantes na sociedade contemporânea.

A exposição vai até 22 de agosto de 2022. A entrada é gratuita. O local de visitação fica na Av. Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec) – Brodowski – SP (a cidade fica a cerca de quatro horas da capital paulista).

Também é destaque a Exposição ‘John Graz: idílico tropical e moderno’ em cartaz na Estação Pinacoteca. John Graz é um dos nomes mais importantes do modernismo brasileiro. O artista suíço que veio para o país em 1920, deixou um legado que vai além da arquitetura de interiores.

A mostra conta com cerca de 155 itens, o foco está nas suas produções artísticas e interação com a temática indígena, fauna e flora, história e cultura popular brasileira. A entrada é gratuita e a mostra segue até 31 de janeiro de 2022, das 10h às 18h. O local é fechado às terças-feiras.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here