- Publicidade -

Cuca Fromer lança o livro biográfico “Livia Bleier – Enquanto não morremos, seguimos vivos”

Publicado em:

Drama histórico baseado em fatos reais é um relato da vida de Livia Szabó.

A jornalista Cuca Fromer lança o livro biográfico “Livia Bleier – Enquanto não morremos, seguimos vivos”, escrito a partir do depoimento da própria Lívia, hoje com 93 anos.

O livro conta a história da judia húngara radicada em São Paulo desde os anos 50, passando pelo estilo de vida e a visão de mundo de uma parcela dos imigrantes que, cansados de guerra e oprimidos sucessivamente pelo nazismo e o comunismo, tomaram a difícil decisão de trocar a Europa pelo Brasil. Aliás, o lançamento acontece no dia 1º de setembro, data que marca o início da 2ª Guerra, em live com a presença da biografada.

“Livia Bleier – Enquanto não Morremos, Seguimos Vivos” é o relato de uma mulher, filha de uma família que se ergueu e prosperou entre os destroços do Império Austro-Húngaro, até ser atropelada pela Crise de 29, a ascensão do nazismo, o horror antissemita e, por fim, a expulsão de seu próprio país pelo regime stalinista de Mátyás Rákosi.

Além disso, Cuca Fromer aborda também no livro o testemunho de uma observadora arguta e cosmopolita, educada em Viena, Budapeste, Paris e Londres, ao acanhado ambiente cultural paulistano do começo dos anos 50 – “em que não havia nem um restaurante onde se pudesse jantar com os amigos” – e à onda de entusiasmo (que ela partilhou) com o Brasil de Juscelino Kubitschek.

Nem “choque cultural” ou desprezo elitista pelo país que a acolheu, nem adulação hipócrita à “generosidade do povo” ou às belezas dos trópicos. Mas críticas certeiras e sempre bem informadas ao gosto nacional pelo improviso e a falta de planejamento, ao desapreço à manutenção de bens públicos e privados, ao pouco valor atribuído pelas elites à educação, às artes e ao mérito e ao baixo espírito empreendedor de seus industriais e comerciantes.

Aos 93 anos, Livia é uma mulher culta, poliglota, elegante e inteligente, atributos que cultivou durante décadas com disciplina pessoal, muitas leituras, intensa atividade cultural, senso prático e um surpreendente savoir-vivre.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -