- Publicidade -

“Era Medeia” volta ao circuito carioca, em curta temporada

Publicado em:

Foto: Renato Mangolin

Você sempre age de acordo com seus princípios éticos? Ou será que muitas vezes suas ações e comportamentos contradizem o seu discurso? É justamente a partir dessa reflexão que se desenrola a trama do elogiado espetáculo “Era Medeia”, que volta ao cartaz em curta temporada.

Com apresentações no Teatro Firjan SESI Jacarepaguá (18/09) e no Teatro Firjan SESI Centro (24 e 25/09), a peça tem supervisão de Cesar Augusto, texto e direção de Eduardo Hoffmann e argumento de Marina Monteiro.

“Era Medeia” se passa durante os ensaios de uma adaptação da tragédia “Medeia”, de Eurípedes, pano de fundo para uma discussão que também passa pelo machismo, o abuso de poder, exposição da vida privada e a importância do processo na criação artística.

Em cena, estão os atores Eduardo Hoffmann e Isabelle Nassar, que vivem Pedro Lobo, um diretor excêntrico, e Verônica Albuquerque, uma atriz insegura. O público é convidado a assistir a um ensaio aberto do espetáculo no qual estão trabalhando juntos. Aos poucos, o passado deles vem à tona, e os espectadores passam a ser testemunhas de um acerto de contas íntimo entre os personagens.

“A escolha de Medeia como o texto que os personagens ensaiam tem um propósito: é um ícone da representação de uma mulher que rompe com os padrões sociais estabelecidos. Apesar de tomar atitudes cruéis, ela é uma personagem que não fica à mercê das decisões e escolhas dos homens à sua volta”, explica o ator e diretor Eduardo Hoffmann.

A partir da exposição da vida íntima do ex-casal, “Era Medeia” também faz uma reflexão sobre os motivos de o público de hoje parecer se interessar mais pelos bastidores da criação do que pela própria criação.

“O fato de estarmos vivendo uma realidade social e política extremamente espetacularizada contribui para que o caráter ficcional da arte esteja cada vez mais com sua potência diminuída. Além disso, já faz bastante tempo que os reality shows tornaram as pessoas personagens mais interessantes aos olhos do público do que os personagens criados nas obras de ficção. É uma extrema necessidade de ser arrebatado pelo REAL, até porque o cotidiano atual está extremamente teatralizado”, analisa Hoffmann.

A peça fará temporada virtual gratuita, de 04 a 18 de outubro, no Youtube da Firjan SESI.

Serviço
  “Era Medeia”
Teatro Firjan SESI Jacarepaguá: Av. Geremário Dantas, 940, Freguesia, Jacarepaguá.
Dia 18/09 – Sábado, às 19h.
Teatro Firjan SESI Centro: Av. Graça Aranha, 1, Centro
Dias 24/08 (sexta), às 19h, e 25/09 (sábado), às 17h.
Ingressos: pela Sympla (www.sympla.com.br)
Duração: 1h
Lotação: 61 pessoas
Classificação Etária: 14 anos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -