A Danielian Galeria realiza, de 10 de setembro a 22 de outubro de 2021, a exposição “Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil”, com 50 obras de diversos períodos da trajetória do artista nascido em 1945, em Sergipe.

Manuel Messias foi ativo participante do cenário artístico do Rio de Janeiro até sua morte, em 2001, mesmo tendo enfrentado situações de extrema pobreza, e de nos últimos dez anos de sua vida ter estado por vários períodos em situação de rua.

A exposição é o ponto de partida de um projeto coordenado por Marcus Lontra e Rafael Peixoto, que pretende “dar visibilidade e reconhecimento para a qualidade artística e poética da produção de Manuel Messias dos Santos (1945-2001)”. Além disso, a exposição será acompanhada de textos dos dois curadores e também do colecionador, curador e médico Ademar de Britto. Aliás, o projeto busca corrigir o apagamento cultural sofrido pelo artista, ativo no do circuito de exposições mesmo tendo vivido por longos períodos em situação de rua, em seus últimos dez anos de vida.

A exposição reúne principalmente xilogravuras, principal meio de trabalho de Manuel Messias, e também pinturas com tinta a óleo e pastel. São destaques as séries “Via Sacra”, “Your Life – M’fotogram” e um álbum em que o artista cria obras a partir de um alfabeto próprio carregado de referências históricas e da estética sintética que marca a sua produção.

SERVIÇO:
“Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil”
Danielian Galeria (Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea)
10 de setembro a 22 de outubro de 2021 [protocolo anti-Covid, agendamento prévio]
Telefone: (21) 2522-4796
Email contato@danielian.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here