- Publicidade -

Neil Thomson rege a Osesp em mais quatro concertos nesta semana

Publicado em:

Neil Thompson
Foto: Rafaella Pessoa

Regente Titular da Filarmônica de Goiás desde 2014, o britânico Neil Thomson estará à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em mais quatro apresentações na Sala São Paulo, entre quinta-feira (16/set) e domingo (19/set). Aliás, as três primeiras performances, de quinta a sábado, têm como destaque as Variações Enigma, de Edward Elgar (1857-1934), grande compositor inglês de quem o maestro Thomson é um admirador confesso.

A apresentação de domingo será gratuita e trará no programa a Abertura de “A Consagração da Casa”, de Beethoven, e a Abertura da peça “A Consagração da Sala”, uma encomenda feita pela Osesp ao compositor brasileiro Rodrigo Morte especialmente para estas datas. O concerto de sexta-feira (17), às 20h, será transmitido ao vivo direto da Sala São Paulo no YouTube da Osesp.

“Estou extremamente animado por reger nesta semana as Variações Enigma, de meu enorme compatriota Edward Elgar. Esta é, certamente, uma das obras mais amadas de todo o repertório orquestral, mas para os ingleses ela representa algo ainda mais profundo. Desde a morte de Henry Purcell, em 1695, nós não tínhamos um compositor dessa grandeza. Foram 200 anos como ‘a terra sem música’, como os alemães se referiam a nós ingleses. Então, do nada, esse músico provinciano, sem treinamento em universidade ou conservatório, surgiu na cena musical do meu país com um trabalho extraordinário. Foi o começo daquela que ficou conhecida como a Renascença Musical Inglesa”, revela o maestro Neil Thomson.

Sobre as demais obras do programa, ele afirma, “Para acompanhar Elgar, temos dois trabalhos igualmente impactantes: a Abertura de A Consagração da Casa, de Beethoven, e a estreia da ‘peça acompanhante’ A Consagração da Sala, especialmente encomendada ao compositor Rodrigo Morte. A obra de Beethoven é gloriosamente celebratória, enquanto a de Morte revela-se uma ‘meditação’ extremamente imaginativa sobre a música do grande mestre alemão”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -