- Publicidade -

Orquestra Sinfônica Brasileira volta a receber público

Publicado em:

Primeiro de cinco espetáculos temáticos será apresentado no Teatro Riachuelo.

Cinco espetáculos inéditos que celebram a cultura popular brasileira compõem a série “A OSB do Brasil”, que a Orquestra Sinfônica Brasileira levará aos palcos do Rio de Janeiro a partir de setembro. O grupo apresentará arranjos sinfônicos para um vasto repertório que retrata o folclore das cinco regiões do país, em espetáculos temáticos e multilinguagem que contarão com participações especiais de artistas representativos de cada território.

Abrindo a série, o espetáculo dedicado à Região Sudeste será apresentado no Teatro Riachuelo, nos dias 8 e 9 de setembro, e terá Jongo da Serrinha e Ivo Meirelles como convidados e regência do maestro Roberto Tibiriçá.

Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira pretende, com o projeto, reconhecer o valor cultural da música popular e do folclore brasileiro.

“A OSB do Brasil é transversal e dialoga, certamente, com a história, cultura, sociedade, sempre por meio da música. Os espetáculos da série são mais do que uma programação artística, já que as artes podem ser formas de resistência, representação e pertencimento. A música é o amálgama de toda essa narrativa”, explica a Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

Foram concebidos cinco espetáculos temáticos em reverência à cultura popular das cinco regiões brasileiras, que serão apresentados até o fim do ano, em dez concertos. Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão suas riquezas musicais retratadas em arranjos sinfônicos criados especialmente para a série, que tem curadoria musical colaborativa da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira em parceria com o maestro Eduardo Pereira.

Além da música, as apresentações também contarão com outras manifestações artísticas. Logo no início de cada espetáculo, textos de mulheres poetas brasileiras, que vão da literatura tradicional de cordel a Cora Coralina, serão recitados na voz de Zezé Motta. A linguagem audiovisual também será explorada, por meio de video mapping, que levará ao palco referências imagéticas de cada região. Com direção de Vitor Souza Lima, os vídeos funcionarão como um complemento à narrativa orquestral.

Já nos dias 16 e 17 de novembro de 2021, a viagem será pela música folclórica das cinco regiões do país. A OSB  subirá ao palco do Teatro Riachuelo Rio, sob a regência do maestro convidado Luiz Fernando Malheiro.

SERVIÇO:
A OSB do Brasil – Região Sudeste
Roberto Tibiriçá, regência
Participações Especiais: Integrantes do Jongo da Serrinha e Ivo Meirelles
Dias 8 e 9 de setembro de 2021, as 19h / Dias 23 e 24 de setembro, às 19h
Local: Teatro Riachuelo (Rua do Passeio, 38/40 – Centro – Rio de Janeiro)
Ingressos
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -