- Publicidade -

2ª edição da Brazil Immersive Fashion Week nos convida a pensar o futuro da moda

Publicado em:

Evento traz um ecossistema de educação em tecnologia.

A 2ª edição da Brazil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda da América Latina dedicada à integração da moda com a tecnologia, foi criada no ano passado, com o objetivo de abrir espaço para que marcas, artistas e profissionais independentes experimentem outros formatos de criação, produção e apresentação de coleções a partir das novas realidades imersivas.

Com o leilão do 5G anunciado pelo governo para 4 de novembro deste ano e a previsão para implementação nas capitais até julho de 2022, conceitos como metaversos, blockchain, realidades expandidas, inteligência artificial, wearables e internet das coisas não poderão mais ser ignorados pelo mercado de moda, arte e tecnologia.

“Criar espaços para novas experiências estéticas a partir da tecnologia é abrir lugar para discussões sobre os impactos das mudanças globais na nossa cultura. A moda sempre foi renegada ao lugar da superficial, mas ela comunica as reconfigurações que acontecem na estrutura da sociedade. A BRIFW pensa a moda para além do vestuário, mas como meio para aprendermos como a tecnologia vem estabelecendo novas formas de interação social e produção estética”, fala Olivia Merquior, idealizadora do evento.

A 2ª edição da Brazil Immersive Fashion Week celebra a parceria com o centro de inovação STATE, localizado na Vila Leopoldina em São Paulo, e marca a construção conjunta da vertical de novas realidades do espaço, com lançamento marcado para 2022. A parceria vai montar laboratórios equipados com tecnologia de ponta e abrirá o espaço para o desenvolvimento de residências, cursos e soluções em colaboração com artistas e grandes empresas de moda, cultura e entretenimento.

O aumento no número de marcas interessadas em participar do BRIFW demonstra como as novas tecnologias imersivas vem se tornando mais acessíveis para criadores de moda. Na primeira edição, a BRIFW contou com 3 estilistas brasileiros e 6 latinos, além da Rider, que lançou seu projeto anual de sustentabilidade, totalizando 10 desfiles e 6 países representados.

Em apenas um ano, o line-up da BRIFW passa para 18 marcas e 10 países: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, México, Colômbia, Equador, Uruguai, Venezuela e Peru.
O BRIFW tem curadoria de Olivia Merquior e Pia Rey. Olivia é idealizadora do BRIFW e diretora da agência Dacri Deviati. Além de fazer parte da equipe de moda do Première Vision Paris, foi curadora e mentora das duas edições dos projetos Top 5 e Estufa da São Paulo Fashion Week. Pia Rey é stylist, produtora e parceira da diretora da Vogue Itália, Sara Maino, que está à frente também da Vogue Talents, plataforma de apoio às novas gerações de designers globais. Pia também é colaboradora para assuntos de sustentabilidade e novos estilistas na Vogue Mexico & Latam.

Entre as marcas confirmadas no BRIFW estão: o estilista Lucas Leão, que fez um desfile phygital no centro de inovação STATE em São Paulo; a Nous Étudions, marca argentina e única latinoamericana já selecionada para o prêmio LVMH e a estilista francesa Clara Daguin, conhecida por suas coleções iluminadas, que falará sobre suas experiências com a Google Jacquard.

A transmissão dos desfiles acontece no dia 30 de outubro a partir de 17h, no site da BRIFW, no YouTube e nas redes sociais do evento. Apesar dos desfiles remotos, os estilistas poderão assistir suas apresentações ao vivo, com convidados, em um metaverso customizado para cada marca. Além disso, nos dia 26 a 29 de outubro, nos mesmos canais de transmissão dos desfiles, acontecerá o Immersive Talks, ciclo de conversas que chama a audiência para descobrir soluções de mercado e a refletir sobre o impacto das novas tecnologias na cultura global.

“Me encanta fazer parte de um projeto que fomente a criação de espaços de aprendizagem e debate para artistas emergentes na América Latina. Realoca o debate da tecnologia no cenário hegemônico, dando destaque às pautas da indústria criativa e os seus meios de sobrevivência no Sul Global.” conta Gabriel Massan, artista digital e um dos jurados do AR Jam.

Complementando as ações do evento, os participantes vão encontrar um ecossistema de metaversos e projetos paralelos que convidam a audiência a expandir suas experiências durante a semana, assim como um curso de desenvolvimento de marcas de moda na blockchain. Todas as informações sobre o evento e as ações paralelas estarão disponíveis no site brifw.com e também nas redes do Discord e Instagram.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -