- Publicidade -

Clarice Niskier estreia texto inspirado na obra de Zeca Baleiro

Publicado em:

Foto: Cristina Granato

Quando criança a atriz Clarice Niskier se trancava no quarto de sua casa, e brincava de inventar histórias com trilha sonora. Ela separava os LPs preferidos, geralmente de música brasileira, e na vitrola colocava a melhor música para cada cena que vivia. Geralmente, as histórias tinham relação com os fatos cotidianos. Ela os recriava, se eram tristes; ela os revivia, se eram alegres. Ela opinava, ela brigava, ela se conhecia. Mal sabia que existia um lugar chamado Teatro que anos depois seria como o quarto de sua casa.

 Apaixonada pela música popular brasileira, a atriz trançou suas memórias, histórias e reflexões com 56 canções do compositor e cantor Zeca Baleiro. Aliás, cada canção inspirou a atriz a elaborar uma cena que tem relação com o Brasil, com a sociedade, com a sua vida.

 O texto de Clarice e a poesia de Zeca Baleiro se entrelaçam em ” A Esperança Na Caixa de Chicletes Ping Pong” de maneira fluida e orgânica. Aliás, a peça reflete, principalmente, sobre a ética no mundo contemporâneo. Segundo a atriz, “só haverá saída para o impasse político, social e econômico no nosso país se houver uma discussão profunda sobre o que é ética para os brasileiros”.

Escrita em versos que ora lembram um cordel, ora lembram um samba de breque, ora lembram letras de músicas, além de referências à textos de Sergio Buarque de Holanda, Ferreira Gullar, Hélio Pellegrino, Eduardo Galeano e Yuval Harari, o texto de Clarice vai seguindo o vasto continente da obra do compositor popular que celebra uma nação solidária, plural e singular, para além da subserviência à modelos importados.

“Sempre amei a música popular brasileira, é um continente de valor inestimável, onde uma teia de relacionamentos éticos, étnicos e estéticos se agigantam constantemente. Faço uma demarcação deste Parque Nacional Artístico e digo aos amigos que fico. Escolho Zeca Baleiro para falar desse momento do mundo e do Brasil, para ancorar meus afetos, minha vontade de permanecer aqui, apesar de tudo”, conta ela.

“Hoje, as canções de Zeca Baleiro percorrem estados de alma que se aproximam de mim, me aproximam de um Brasil que eu quero conhecer, e me aproximar cada vez mais Existe um Brasil que nos encanta. Nele existe um patrimônio imaterial extraordinário, o trabalho de Zeca Baleiro faz parte desse patrimônio”, completa.

Clarice Niskier escolheu a obra do músico e compositor popular Zeca Baleiro para, por meio dela, trilhar reflexões e paixões pelo Brasil, sem deixar de apontar seus dilemas profundos. Certamente, um ode à língua portuguesa, por meio de suas rimas, inflexões, malícias, melancolias e alegrias, tanto populares quanto eruditas.

SERVIÇO
Teatro Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon)
Dias: 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de novembro.
Quartas e Quintas às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -