A exposição “Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil”, na Danielian Galeria, com curadoria de Marcus Lontra e Rafael Peixoto, terá um tour virtual em 3D, acessível no site da galeria a partir desta sexta-feira, dia 8 de outubro. Aliás, o site conterá também textos dos curadores e de Ademar de Brito, além de comentários específicos sobre cada uma das séries expostas: “Fome”, “Loucura”, “Via Sacra”, “You Life m Fotogram”, “álbum YWW”, e um descritivo de todo o projeto, que abrange uma futura publicação.

O tour virtual em 3D ficará disponível no site mesmo depois do término da exposição, que fica em cartaz até o dia 22 de outubro de 2021.

A exposição “Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil”, reúne 50 obras de diversos períodos da trajetória do artista que foi ativo participante do cenário artístico do Rio de Janeiro até sua morte, em 2001, mesmo tendo enfrentado situações de extrema pobreza, e de nos últimos dez anos de sua vida ter estado por vários períodos em situação de rua.

A mostra é o ponto de partida de um projeto coordenado por Marcus Lontra e Rafael Peixoto, que pretende “dar visibilidade e reconhecimento para a qualidade artística e poética da produção de Manuel Messias dos Santos (1945-2001)”. A exposição acompanha textos dos dois curadores e também do colecionador, curador e médico Ademar de Britto.

O projeto busca corrigir o apagamento cultural sofrido pelo artista, ativo no do circuito de exposições mesmo tendo vivido por longos períodos em situação de rua, em seus últimos dez anos de vida.

A exposição reúne principalmente xilogravuras, principal meio de trabalho de Manuel Messias, e também pinturas com tinta a óleo e pastel.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here