- Publicidade -

Festival Curta Cinema está de volta e, em sua 31ª edição

Publicado em:

De 3 a 11 de novembro, o Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, o Curta Cinema, está de volta e, em sua 31ª edição, retorna para as salas do cinema no Estação Net Botafogo com entrada franca, além de exibições on-line gratuitas através da plataforma Festhome TV, como nas duas últimas edições. Aliás, o formato híbrido permite um alcance nacional – e até internacional – do festival, levando cultura de uma forma democrática para um público muito maior.

Uma seleção de 130 curtas, sendo 50 inéditos no Brasil, fazem parte da programação: 29 na Competição Nacional, 34 na Competição Internacional, 18 no Panorama Carioca, 13 no Panorama Latino-Americano, 16 na Primeiros Quadros Nacional, 6 na Primeiros Quadros Hispânicos, 5 na Realizadoras Francesas de Curta-metragem e 6 na Short Export. Os filmes vencedores das competições Nacional e Internacional ganham qualificação para pleitearem uma indicação ao Oscar, principal premiação do cinema mundial.

A programação desta edição é composta por cinco mostras competitivas: Competição Nacional, Competição Internacional, Primeiros Quadros Nacional, Panorama Carioca e Panorama Latino-Americano. Os ganhadores das duas últimas mostras ganham o prêmio do público. Haverá ainda os Programas Especiais ‘Realizadoras Francesas de Curta-metragem’ e ‘Short Export’, com curtas alemãs.

Todos os detalhes sobre o Festival Curta Cinema estão disponíveis no site!

Mais de dois mil curtas foram inscritos na Competição Internacional e a maioria dos selecionados participaram da última edição de festivais como Cannes, Locarno, Berlim e Veneza.

O Panorama Latino-Americano traz um importante recorte de alguns dos mais relevantes filmes latino-americanos da atualidade. Nessa edição, o festival retoma a mostra “Primeiros Quadros”, que fez grande sucesso quando lançada em 2019. Dedicada exclusivamente a filmes de estreia de jovens e promissores talentos, a grande novidade é que desta vez a mostra será competitiva.

Um júri formado pela gerente de produção da Globo Filmes, Carolina Rapp, e a diretora Rosane Svartman, vai avaliar os filmes e vencedor levará para casa o troféu Curta Cinema e o prêmio Edina Fuji, com equipamentos para a nova produção do realizador premiado, oferecido pela NayMovie. Filmes estrangeiros também terão vez com o programa “Primeiros Quadros Hispânicos”, apresentando filmes de escolas de cinema da América Latina e da Espanha.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -