- Publicidade -

HACKTUDO está de volta em 2021, em edição híbrida

Publicado em:

Considerado um dos principais festivais de cultura digital do país, o HACKTUDO está de volta em 2021 com uma edição híbrida. Nos dias 6 e 7 de novembro, o público poderá acompanhar de perto, na Cidade das Artes, o HackConference, conferência de painéis e talks que reunirá profissionais renomados de diversas áreas, torcer no HackDrones, a corrida de drones ou no HackRobot, as batalhas de robôs – que acontecem em três arenas com combates e partidas de hockey, além de participar das atividades do HackLab, voltadas para o público infanto-juvenil, e muito mais.

O HACKTUDO  também traz a exposição do duo VJ Suave, com a instalação em realidade virtual, Floresta Encantada, e o cinema expandido, Folclore Digital, ou conhecer de perto os trabalhos de cultura maker dos artistas Jota Azevedo, Henrique Ventura, Marcio Nehrebecki e Mau Maker.

Os tradicionais Hackathons, que deram origem ao evento, aconteceram de forma virtual entre os dias 15 e 24 de outubro. Ao todo, as competições distribuíram mais de R$70 mil em premiações. “Estamos muito felizes em retornar com um formato híbrido para o nosso público. Parte do nosso evento funciona muito bem de forma virtual, como é o caso dos Hackathons e as oficinas do HackLab. Mas nada substitui a emoção de estarmos juntos ao vivo, torcer para o seu robô preferido”, entrega Miguel Colker, diretor e um dos realizadores do festival.

Uma das atrações mais esperadas pelo público do HACKTUDO, o HackDrones, a corrida de drones, contará com 16 pilotos participantes, selecionados pela curadoria do evento e que concorrem a 10 mil reais em prêmios. O circuito montado no jardim da Cidades das Artes é considerado de nível intermediário e contará com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e Ladders. Para acompanhar a competição, dividida em baterias e com sessões a cada 30 minutos, será preciso retirar o ingresso gratuito por meio do site, a partir do dia 18 de outubro. A arquibancada montada ao ar livre terá capacidade para 70 pessoas e será o único lugar de onde será possível avistar os drones.

O HackRobot, que são as competições de Robôs, outra atração queridinha dos frequentadores do festival, vai acontecer em três arenas diferentes. A primeira, com capacidade para 65 pessoas a cada 30 minutos, será a casa das partidas de Hockey e contará com duas categorias: a Hockey Pro, com robôs de 6,8kg, e a Hockey Mini, com robôs de 3,4kg. Já as outras duas arenas vão receber os famosos combates das melhores equipes de robótica do país e têm capacidade para 84 pessoas a cada meia hora. As lutas serão divididas nas categorias Combate FairyWeight, com robôs de 150g, Combate AntWeight, para robôs de 454g, e Combate BeetleWeight, que contará com robôs de 1,36kg. Os ingressos gratuitos para esta atração também poderão ser retirados no site, a partir de 18 de outubro.

O HackLab será o lugar das atividades voltadas para o público infanto-juvenil. São três oficinas realizadas pela instituição de ensino, na Sala de Leitura, com duração de 1h30 e capacidade para 16 pessoas: Cria e Acende, Brinquedos Óticos e Objetos Falantes. Para participar, é preciso retirar o ingresso grátis no site a partir do dia 18. O LAB também vai oferecer a oficina TagTool, promovida pelo duo VJ Suave, na área aberta em frente à Sala Eletroacústica. São sessões de meia hora que atendem oito crianças por vez, realizadas das 18h às 20h e das 21 às 23.

O duo VJ Suave também será responsável pelas duas exposições que acontecem no evento presencial da Cidade das Artes. Na Sala Eletroacústica, o público poderá conhecer a experiência em realidade virtual Floresta Encantada, que acontece a cada 10 minutos, das 14h às 23h, com capacidade para três pessoas por sessão. Já na galeria, acontece o cinema expandido Folclore Digital, das 14h às 23h. Serão 16 sessões, com duração de 23 minutos e capacidade para 12 pessoas por sessão.

O público que circular pelo evento, nos dias 6 e 7 de novembro, também poderá conferir o HackMaker, atração que apresenta invenções ligadas à cultura maker – movimento valorizado pelo festival e importante para a criação de novas soluções. Dentre os artistas participantes estão Jota Azevedo (@jota.azevedo), Henrique Ventura(@cuttransformglue), Marcio Nehrebecki e Mau Maker (@mau_maker), que apresentam projetos e robôs.

Serviço
HACKTUDO – Festival de Cultura Digital
Dias: 6 e 7 de novembro, das 14h às 23h.
Cidade das Artes: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
https://www.hacktudo.com.br/

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -