- Publicidade -

Jardim Botânico recebe exposição com a temática do câncer de mama

Publicado em:

Exposição chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença.

câncer de mamaO Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe, entre os dias 22 e 31 de outubro, o ensaio “Flor Essência”, da médica e fotógrafa Fátima Marchi. A exposição traz a temática do câncer de mama por meio de imagens de flores, produzidas utilizando um mamógrafo. A entrada é gratuita.

A exposição chama a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama de uma forma poética, trazendo a sensibilidade artística. De acordo com o Inca, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas por ano sejam diagnosticadas com a doença. Por outro lado, as chances de cura ultrapassam 90%, quando detectado em estágio inicial.

“Ao colocar diversas flores em um mamógrafo e radiografá-las com toda delicadeza, a metáfora da mulher é trazida à tona para desmistificar o estereótipo do desconforto que o exame ainda carrega, despertar para a beleza e encorajar a conscientização para o cuidado da saúde feminina”, explica Dra. Fátima Marchi.

Médica radiologista, Dra. Fátima Marchi trabalha há mais de 30 anos com o público feminino e faz parte do corpo clínico do CDPI, unidade de diagnóstico da Dasa, maior rede integrada de saúde do Brasil. Aliás, a ideia da exposição surgiu após ela própria superar o câncer de mama, em 2007.

“As delicadas imagens de flores, botões, caules e folhas, com uma riqueza ímpar de detalhes, trazem, surpreendentemente, o invisível aos olhos”, detalha. “A mensagem da exposição é, certamente, de esperança, de que todos precisamos viver os nossos invernos, à espera do florescer da primavera” conclui a especialista.

Além da mostra fotográfica, nos dias 29 de outubro, às 14h, e 31 de outubro, às 11h, a Dra. Fátima Marchi fará palestras abertas ao público, sobre a sua experiência em superar o câncer de mama, além disso, ressaltará a importância da conscientização do cuidado com a saúde durante todo o ano.

Serviço
Exposição “Flor Essência”
Data: 22 de outubro a 31 de outubro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico do Rio de Janeiro: R. Jardim Botânico, 1008)
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -