- Publicidade -

‘MACACO – Relatório a uma Academia’ faz temporada presencial na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

MACACO
Foto: Alonso Martinez

Após bem sucedidas apresentações virtuais, ‘MACACO – Relatório a uma Academia’ promove o encontro presencial, celebrando 25 anos de parceria entre ator e diretor.

‘MACACO – Relatório a uma Academia’ é uma adaptação do diretor Beto Brown, a partir do conto de Franz Kafka, “Relatório a uma academia”, publicado em seu primeiro livro, em 1917, e interpretada pelo ator Eduardo Andrade. Aliás, Franz Kafka escreveu uma história, moderna, contemporânea, com ficção e ironia.

“Essa fábula genial e intrigante, pensada como montagem teatral, sofreu mudanças pela pandemia e foi apresentada como audiovisual. Hoje montamos num cenário de retomada da cena teatral, buscando a intensidade do encontro presencial, mostrando, como no texto, que a sobrevivência está cada vez mais relacionada a nossa capacidade de adaptação aos novos tempos”, explica o ator Eduardo Andrade.

O texto conta a história de um macaco que é capturado na África, no começo do século passado, e levado para Hamburgo, a fim de ser exibido num zoológico. Durante sua viagem, dentro de uma pequena jaula num navio a vapor, percebe que, pela primeira vez em sua vida, não tem saída e morrerá se não encontrar uma. Observando os marujos do navio consegue desenhar e construir uma virada que o transformará totalmente. Através de muito esforço consegue uma façanha de que não se tem notícia de outro caso parecido: chega à formação média de um europeu intelectual.

O diretor Beto Brown contextualiza, “Li o conto e resolvi escreve-lo com minhas palavras, sem fugir da história original, que foi aos poucos se entranhando em mim e avançando sob meus dedos no teclado e revelando aspectos interessantíssimos e ultra atuais.”

“O macaco se viu sem saída e sem saber o que pensar, não pensou, não planejou. Apenas se acalmou o quanto pode e observou o máximo possível. E qual um sapien, sem saber, acumulou e organizou observações e pensamentos. Virou outra coisa jamais antes desejada ou sonhada por ele, que provavelmente nem sabia o que era sonhar. Mas ele foi além. Chegou onde precisava e até mais longe. Uma transição muito bem sucedida”.

Serviço:
‘Macaco – relatório a uma academia’
Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema)
Temporada de 8 a 30 de outubro
Sextas e sábados às 19h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -