- Publicidade -

Maria Bethânia apresenta programa de rádio, “Tabuleiro”

Publicado em:

Maria Bethânia
Foto: Jorge Bispo.

Pela primeira vez, a cantora Maria Bethânia apresentará um programa de rádio. “Tabuleiro” estreia no dia 4 de novembro na Batuta, rádio de internet do Instituto Moreira Salles, unindo literatura e música. A série, concebida pela artista, será composta por seis episódios. LOs demais serão lançados uma vez por semana, toda quinta-feira, até 9 de dezembro. O programa poderá ser acessado exclusivamente no site da rádio, onde ficará disponível de forma gratuita e permanente.

Na série, Maria Bethânia lê textos literários escolhidos pelo poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. A leitura é intercalada por músicas, de diversos compositores, selecionadas pela cantora. Todos os episódios são temáticos e costurados com rigor. Os textos se relacionam com as músicas, mas descartando ligações óbvias.

A respeito da concepção do projeto, Bethânia conta, “Foi uma experiência deliciosa. Pude trabalhar com o repertório da música brasileira, que é deslumbrante, e com poetas e escritores. Foi muito prazeroso.”

O episódio de estreia será centrado na produção de Clarice Lispector. Bethânia lê trechos de romances e crônicas da escritora, de quem é notória admiradora. Em paralelo, são reproduzidas canções de representantes da música negra norte-americana, como Billie Holiday, Alberta Hunter e Mahalia Jackson. Aliás, a cantora faz, de forma original, essa aproximação entre os dois universos.

“Eu escolhi as músicas nas interpretações em que eu as ouvi pela primeira vez, quando me apaixonei pelo blues, pelas vozes negras americanas”, explica. Bethânia dedica o programa ao seu irmão Caetano Veloso, que a apresentou à obra da escritora. Este episódio dialoga com a exposição dedicada a Clarice Lispector, que inaugura em 23/10 no IMS Paulista.

Intitulado “Brasil, sons, sensações, palavras”, o segundo episódio estará disponível, no site da Batuta, a partir de 11/11. A artista relaciona textos de pensadores, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Davi Kopenawa e Lina Bo Bardi, às músicas de Cazuza, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga, entre outros.

O episódio seguinte alterna poesias e composições de Vinicius de Moraes. Há sonetos, trechos da peça Orfeu da Conceição, parcerias com Tom Jobim e um amplo arco de intérpretes, de Elizeth Cardoso a Anitta. A obra musical de Chico Buarque, um dos compositores mais presentes na carreira de Bethânia, conduz o quarto episódio, que vai ao ar em 25/11. As canções são alternadas com poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -