Marina SalemeA Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, inaugura a exposição “Partes”, da artista paulistana Marina Saleme, com cerca de 60 obras em pequenos formatos pinçadas de uma numerosa série de desenhos e pinturas feitas por ela ao longo dos últimos três anos. Aliás, por conta da pandemia, a inauguração da mostra será feita em dois dias: 7 e 8 de outubro. O encerramento está marcado para 3 de dezembro de 2021. A entrada é franca.

A série de desenhos de Marina Saleme é o resultado de um obsessivo esforço de investigação da artista sobre uma mesma imagem: uma mulher sentada, encolhida, de cabeça baixa, numa atitude profundamente ensimesmada e impactante. De 2019 a 2021, a artista desenhou a mesma figura mais de 1.500 vezes, com tintas, cores, traços e suportes diferentes. A mostra da Mul.ti.plo reúne parte desse trabalho.

“ “Partes” apresenta-se também como um recorte intimista da grande instalação que Marina Saleme apresenta no CCBB do Rio, no mesmo período, chamada “Apartamento s”. Os nomes remetem tanto a um espaço físico como a um espaço emocional: o sentimento de estar sozinho, apartado, sensação intensificada pela pandemia. Com dimensão máxima de 25cm X 35cm, os desenhos exibidos na Mul.ti.plo utilizam materiais como giz de cera, tinta a óleo, tinta acrílica e caneta sobre papel e tela.

Segundo Marina Saleme, as duas mostras são complementares e propõem formas diferentes de ver o mesmo trabalho. “A instalação no CCBB faz um olhar panorâmico sobre a solidão escondida na cidade. A multidão de pessoas sozinhas nos apartamentos. A montagem na Mul.ti.plo, ao contrário, convida ao particular, a um olhar mais concentrado, mais intimista, mais próximo e acolhedor”, explica a artista. A última exposição dela na Mul.ti.plo foi em 2016 e 2017, também como uma paralela de uma grande mostra no Paço Imperial, no mesmo período.

Serviço:
“Partes”
Abertura: 7 e 8 de outubro (quinta e sexta)
Encerramento: 3 de dezembro
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte ( Rua Dias Ferreira, 417, 206 – Leblon) Tel: +55 21 2259-1952

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here