- Publicidade -

“Ana e a Tal Felicidade”, espetáculo homônimo do livro, chega ao Teatro Sérgio Porto

Publicado em:

"Ana e a Tal Felicidade"“Ana e a Tal felicidade”, escrito por Cris Pimentel, chega ao teatro para refletir temas aos quais as mulheres são encaixadas e, consequentemente, silenciadas pela sociedade. A peça, que é produzida pela Notícias de Tudo une-se à dramaturga Renata Mizrahi para conduzir o público a uma reflexão e discussão a respeito das violências sofridas cotidianamente pelas mulheres.

“Ana e a Tal Felicidade” mistura pedaços da história da própria autora, com relatos de outras mulheres que passaram por situações semelhantes e que Cris ouviu durante os anos em que trabalhou numa delegacia de defesa da mulher, na década de 90. Aliás, até chegar ao formato atual, o coletivo vivenciou algumas experiências com o projeto como: A leitura da peça com a dramaturgia de Andrea Terra, aprovada pela Lei Aldir Blanc, em março de 2020, em comemoração ao Dia da Mulher e o livro “Ana – O amor pelo amor”, lançado no dia 10 de abril de 2021 pela internet, em live com a editora Taís Facina, da Sagarana Editora.

“Nosso espetáculo foi construído com muito carinho e dedicação por parte de cada profissional envolvido. Todos, sem exceção, trabalharam incansavelmente, para atingir nosso objetivo que é levar para o palco com toda licença poética que o teatro nos permite, os momentos de força e fragilidade dessa mulher abusada sexualmente, desconstruindo os estereótipos a fim de levar o público a um mergulho dentro da jornada emocional da personagem”, conta Cris Pimentel, autora do espetáculo.

Ela completa, “Queremos com esse espetáculo provocar a reflexão junto à plateia sobre temas como culpa, aborto, orgasmo, entre outros assuntos tão importantes para a saúde mental de toda mulher. Assim como no livro, nós juntamos relatos de outras mulheres que passaram por situações semelhantes à que vivi aos 17 anos, relatos esses que conheci na década de 90, época que fui escrivã de polícia numa Delegacia de Defesa da Mulher, (SP) e que me inspiraram na criação dos personagens centrais. Só desejo que esse projeto tenha uma excelente jornada”.

Quase que diariamente, há relatos em toda a imprensa e mídias sociais de casos de violência sexual e doméstica. Em agosto, a Lei Maria da Penha completou 15 anos e, apesar da sua existência, o estupro, considerado crime hediondo, registrou recorde da violência sexual: Foram 66 mil vítimas de estupro no Brasil em 2018, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007. A maioria das vítimas (53,8%) foram meninas de até 13 anos. Conforme a estatística apurada em micro dados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal, quatro meninas até essa idade são estupradas por hora no país e ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil, 4,1% acima do verificado em 2017 pelo anuário.

 A luta é permanente de apoio às causas femininas que Cris e o coletivo Notícias de Tudo acreditam que o projeto pode ajudar as mulheres a encontrarem a felicidade e se libertarem de seus traumas. As várias atividades desenvolvidas visam levar uma possibilidade de dar espaço, vez e voz às mulheres, através da arte, a uma sociedade mais justa e menos machista. Portanto, o principal objetivo do espetáculo é lançar um olhar sobre o problema, abordando de forma criativa os momentos de força e fragilidade da mulher abusada sexualmente, desconstruindo os estereótipos.

 “Ana e a Tal Felicidade” nos apresenta uma mulher real. No palco, podemos encontrar uma mulher que questiona suas dores e que, angustiada, está em busca de um acerto de contas com o passado e de uma perspectiva de futuro, inclusive amoroso. Através da personagem, muitas mulheres poderão, além de se verem, refletirem sobre o combate à violência contra a mulher.

SERVIÇO:
De 04 a 28 de novembro de 2021
Quinta a sábado, às 20:00 e domingos, às 19:00
Debates, aos domingos, após o espetáculo
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto -Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ (OBS: entrada pela Visconde e Silva)
Duração: 60min
Classificação etária: 16 anos
Lotação: 180 lugares

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -