- Publicidade -

“Cartas da Prisão” faz temporada on-line, no YouTube

Publicado em:

Cartas da Prisão
Foto: Theo Grahl

De 08 de novembro a 1º de dezembro a nova temporada on-line do espetáculo teatral ‘Cartas da Prisão’, que contará com 12 sessões exibidas às segundas, terças e quartas às 20h00, no Youtube. Aliás, excepcionalmente no dia 25 de novembro, em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, acontecerá uma sessão extra da peça, com bate-papo após a apresentação.

Em cartaz pela segunda vez (a primeira temporada ocorreu em abril deste ano, por meio da Lei Aldir Blanc),”Cartas da Prisão” foi idealizado pela atriz Chica Portugal em parceria com Nanna de Castro – que também assina o roteiro – e Bruno Kott, à frente da direção.

O monólogo apresenta através de formato híbrido – entre vídeo documental e teatro – a evolução da história de amor por correspondência entre uma mulher de 42 anos e um assassino em série. A leitura das cartas e o enredo da peça mesclam histórias reais e fictícias sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos, revelados com intuito de levar o público à reflexão.

Ao longo da peça, o público acompanhará a evolução do relacionamento de “M” e o desgaste da relação entre Rita e sua mãe, até que diversos pontos das duas histórias se tornam cada vez mais semelhantes. Rita também traz para a cena depoimentos reais de mulheres que viveram experiências amorosas com abusadores, além de materiais diversos sobre o tema. Na colcha de retalhos que vai se formando entre todas as histórias a personagem exemplifica os possíveis tipos de situações abusivas que podem ser vivenciadas – física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial – e como essa realidade é comum na vida de mulheres de diversas classes sociais e raças.

Segundo estimativa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, de junho de 2019 a junho de 2020 mais de 240 milhões de mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos de todo o mundo foram vítimas de violência sexual e/ou física por um parceiro.

“Abracei o desafio deste projeto com a satisfação especial de falar sobre um tema que conheci de perto: o abuso. Muitas mulheres da minha geração sequer sabiam que estavam vivendo agressões psicológicos e, ainda hoje, muitas de nós normatizam relacionamentos abusivos. É comum acharmos que esta história é da outra, e não nossa. Dentre as facetas das relações abusivas, sempre me intrigou as mulheres que se correspondem com criminosos sexuais confessos na prisão”, ressalta Nanna de Castro, autora do espetáculo.

O ponto de partida para a criação de “Cartas da Prisão” foi a pesquisa iniciada em 2018 pela atriz Chica Portugal sobre relações afetivas abusivas. O processo seguiu com a criação de um texto com autoria da dramaturga e roteirista Nanna de Castro, que rompe propositalmente o limite entre a realidade e a ficção, transitando entre depoimentos verdadeiros e fictícios, entre o noticiário e o poético. Além disso, obras como “Mulheres que Amam Demais” (Robin Norwood) e “Loucas de Amor” (Gilmar Mendes) foram usadas como material de apoio para a elaboração do roteiro.

 Nos dias 08, 22, 25 e 30 de novembro, ao final das sessões, o público será convidado para participar de um bate-papo via Zoom junto à equipe do espetáculo sobre o processo criativo e investigativo da montagem, e os diversos tipos de relações abusivas e suas reverberações.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -