Público é convidado a contribuir para a evolução da obra.

Rejane CantoniA partir de quarta-feira, dia 01, quem entrar no CCBB Rio será recebido por um imenso jardim sensorial, feito por Rejane Cantoni. A obra conta com luz em uma paisagem virtual, com samambaias, flores e folhas digitais movidas pelo vento, tempestades, pássaros e tudo o mais que a imaginação possibilitar perceber. A instalação site specific “Floras” é composta de 50 animações geradas por processos algorítmicos analógicos e digitais, únicos e exclusivos. A série, um conjunto abstrato de reverberações factrais, explora formas orgânicas de grande impacto visual e força cromática.

Assinada por Rejane Cantoni, uma das artistas brasileiras com mais inserções internacionais em mostras de arte eletrônica e digital, a obra foi desenhada para refletir sobre Natureza e Tecnologia Blockchain, cryptoart e NFTs, além disso, a obra também convida o público a contribuir para a sua evolução. A possibilidade de interação ocorre através do perfil do projeto @nft_floras, no Instagram. Quando o visitante dá um “like” em um dos vídeos do perfil, o programa interpreta o “like” e, como resultado, novos vídeos serão gerados considerando essa informação. Isto é, a obra está em movimento constante!

O mesmo espectador pode retornar a obra infinitas vezes, e ela nunca será a mesma. A instalação estará aberta ao público no CCBB-Rio com entrada gratuita, de 01 de dezembro de 2021 até 24 de janeiro de 2022.

“Rejane Cantoni trabalha também com o binômio luz/reflexo, em instalações site specific que absorvem o vocabulário plástico erigido a partir das experiências cinéticas fundadoras. A artista, há vários anos, transita de forma fluída entre fenomenologias analógicas, em ambientações cromáticas imersivas e o universo proto-cyber que deu base para o advento dos NFTs. Neste sentido, toda sua produção seminal, é, certamente, pautada na inovação e na relação tecnológica como suporte, confluiu para as séries em formato NFTs que vem desenvolvendo”, complementa o curador da mostra.

Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
De 01 de dezembro de 2021 a 24 de janeiro de 2022
De quarta a segunda de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovação de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscara.
Entrada gratuita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here