Chernobyl: Os Segredos do DesastreEm 2019, a HBO lançou a minissérie “Chernobyl” que tratava do desastre nuclear da usina de Chernobyl na Ucrânia soviética. Agora o longa Chernobyl: O Filme – Os Segredos do Desastre traz uma nova luz à história sobre a perspectiva russa do fato. Aliás, um detalhe interessante a se considerar é que o filme, diferente da minissérie, mostra como o acidente afetou a vida humana, do que fazer uma denúncia histórica, que já foi feita várias e várias vezes antes. Além disso, é de total conhecimento público que o acidente nuclear aconteceu por conta da negligência do governo soviético.

O roteiro tem como protagonista Alexey (Danila Kozlovsky), um bombeiro que leva a vida sem responsabilidades ou seriedade, até que ele conhece Olga (Oxana Alexandrowna Akinschina) uma bela jovem que conquista o coração do bombeiro. O romance deles se desenvolve bem antes do acidente acontecer, mas o roteiro deixa a usina nuclear como uma entidade calada, ainda que sempre presente.

Quando o acidente de fato ocorre, Chernobyl: Os Segredos do Desastre opta por focar nos dramas humanos, dos feridos e intoxicados pela radiação massiva. Porém em certos momentos é apelativo em excesso. A jornada de Alexey e Olga é bem desenvolvida por deixar claro os arcos de desenvolvimento dos personagens. Alexey, por exemplo, começa como o tipo malandro que só aproveita a vida para se tornar um voluntário a arriscar a vida para salvar a Europa de um desastre ainda pior.

Apenas explicando alguns detalhes históricos, após a explosão da usina, as forças de contenção tentaram conter o incêndio com uma mistura de boro e areia, pois a água criaria vapor radioativo. Em consequência disso, a areia e o boro derreteram junto a outras partes da estrutura do prédio criando uma espécie de “lava” absurdamente radioativa, conhecida hoje como “pé de elefante”. Essa lava iria derreter o solo ao redor até chegar no reservatório de água da usina, inicialmente, contudo os tanques estavam cheios de água. Ao entrar em contato com o “pé”, uma explosão térmica iria ocorrer, espalhando a radiação por toda Ucrânia e Bielorrússia, causando danos gravíssimos a toda Europa, e possivelmente ao mundo.

Um grupo de mergulhadores foi enviado para drenar a água desse reservatório, e um desses voluntários foi Alexey. Toda explicação serve para que o leitor entenda o tamanho monumental do heroísmo que esses voluntários estavam fazendo.

Toda a obra é baseada em fatos reais, e pode correr o risco de que sua história entre em conflito com a história. Se isso acontece neste filme? Talvez, não seja o caso. O relevante nesta obra é que ela foca no evento transformador que foi o desastre nuclear e como as pessoas pode se sacrificar por um bem maior.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here