- Publicidade -

Google Arts & Culture lança mostra on-line em homenagem à cidade de Brasília

Publicado em:

Mostra traz tours virtuais por museus da cidade.

Brasília
Foto: Bento Viana

O Google Arts & Culture lançou, nesta quinta-feira (11), uma mostra on-line inédita em homenagem à cidade de Brasília, trazendo um mergulho pela sua icônica arquitetura modernista e vibrante cena cultural. Em parceria com 19 museus e instituições culturais locais, a coleção “Brasília: Um sonho construído” apresenta um passeio imersivo pelo passado e presente da capital desenhada por Oscar Niemeyer e planejada por Lúcio Costa.

Dos tesouros arquitetônicos e histórias de sua construção, passando pela cena de arte brasiliense, é possível explorar a coleção a partir de três capítulos (História, Arquitetura e Cultura). A mostra, aliás, conta 4.000 imagens históricas, além disso, tem detalhes de 200 obras de arte digitalizadas em altíssima resolução, tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade e recursos educativos para pais e professores.

A mostra tem a curadoria e a colaboração de instituições parceiras como o Museu Nacional da República, o Arquivo Público do Distrito Federal, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Museu da Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal e outras 15 instituições sediadas em Brasília.

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília é, certamente, a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture, seguindo os passos de outras grandes cidades também reconhecidas por sua riqueza cultural, como Parma, na Itália, e Pittsburgh nos EUA.

“Seu plano urbano ousado, a efervescência da sua cena artística e os traços modernos marcantes da capital do Brasil estão, agora, acessíveis para amantes da cultura no mundo inteiro que queiram conhecer ou descobrir em um só lugar os tesouros que fazem dessa cidade um incrível museu a céu aberto”, diz Luisella Mazza, diretora global de operações do Google Arts & Culture.

A coleção traz uma seção dedicada ao pioneirismo e trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, uma das mentes por trás da construção da cidade. Entre suas obras está a Catedral Metropolitana de Brasília, que ganhou uma versão em 3D e pode ser vista em Realidade Aumentada, permitindo projetar o monumento e interagir com ele onde estiver, pelo celular. Na seção “A mente por trás da cidade”, a vida e a obra de Niemeyer são destrinchadas ano após ano, da concepção de suas principais ideias ao encontro histórico com Lúcio Costa e Athos Bulcão.

“O acervo digital sobre Brasília, incluindo o do Museu Nacional da República, representa uma parte da relação entre arquitetura e arte que está na base da construção e concepção da cidade. É muito importante que ferramentas tecnológicas como o Google Arts & Culture deem essa visibilidade em escala internacional”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -