- Publicidade -

“Miss Eloquência” desconstrói o amor romântico e levanta questões femininas

Publicado em:

Peça é sobre a queda da construção do amor romântico.

"Miss Eloquência"
Foto: Bruno Mello

Como se relacionar desconstruindo o amor romântico idealizado? Este é um dos muitos questionamentos de “Miss Eloquência”, personagem que está debutando na solteirice e vive uma saga para entender o porquê dos tantos desencontros amorosos por ela vivenciados.

 “Miss Eloquência” é uma comédia dramática, que mistura o stand-up e teatro contemporâneo e documental. Virgínia Martins coloca suas experiências e questionamentos neste texto, inserindo, por exemplo, elementos de sua ancestralidade, uma vez que ela carrega o mesmo nome de sua bisavó. A atriz, inclusive, compôs o cenário com objetos de sua própria casa, além disso, o vestido de sua festa de formatura foi incorporado ao figurino na peça.

O mote principal da dramaturgia é, certamente, a desconstrução do amor romântico. Aquele impregnado de idealização e dificuldade de enxergar o outro de verdade – o imaginário colonizado pela sincronia perfeita, que invalida a realidade, causando mal-estar. Daí a importância de colocar em cena uma mulher contemporânea, externando o paradoxo de ser independente emocionalmente e financeiramente, e se pegar fantasiando e reproduzindo afirmações colonizadoras de como amar e ser amada. Além de revelar também uma diversidade de arquétipos e mulheres possíveis que habitam em cada uma.

“Essa peça é sobre o amor e também sobre a queda da construção do amor romântico. Para nós, mulheres e homens, é extremamente importante refletir sobre a construção desse padrão do amor idealizado que não está mais respondendo satisfatoriamente, que está perdendo cada vez mais a sua força por ter, na sua base, a possessividade, o desrespeito a individualidades, o controle e o ciúme”, afirma Virgínia Martins.

O processo de criação de “Miss Eloquência” trouxe a capacidade de falar e expressar-se com desenvoltura. Aliás, o espetáculo teve seu processo de escrita de uma forma itinerante e durante quase dois meses os ensaios aconteceram de forma on-line, pelo Zoom. Muitas das falas surgiram de improvisos gravados e transcritos.

Eles se depararam também com a informação de que a Virgínia originária nasceu em 1922 e estamos nas vésperas do centenário do seu nascimento, assim como o da semana da arte moderna e do bicentenário da Independência do Brasil. Além do Movimento Antropofágico, que teve uma contribuição bem importante para a dramaturgia. Esses marcos históricos recheiam como pano de fundo um paralelo do colonialismo com o amor romântico.

Serviço:
“Miss Eloquência”
De 18 de novembro a 9 de dezembro de 2021
Casa da Glória/Salão Jequitibá ( Ladeira da Glória, 98 – Glória) Telefone: (21) 98849 7853
Dias e horários: quartas e quintas, às 19:30h
Ingressos pela Sympla
Lotação: 43 pessoas
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -