- Publicidade -

NOVEMBRO NEGRA acontece de 09 a 23 de novembro

Publicado em:

No mês da consciência negra, os artistas negras e negros dos grupos teatrais do Centro de Teatro do Oprimido realizam o “NOVEMBRO NEGRA”, movimento com uma vasta programação cultural gratuita que acontece de 09 a 23 de novembro no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Maricá.

A instituição foi convidada pelo Movimento Cor de Anastácia, formado pelo Coletivo Madalena Anastácia e pelo Grupo Cor do Brasil, que visa promover ações antirracistas impulsionadas por produções artísticas de negras e negros.

A programação começa  no dia 09 com um laboratório teatral antirracista que visa estimular, por meios estéticos, o letramento racial aos participantes, uma forma de busca por conhecimento racial com a finalidade de desenvolver a capacidade de interpretação de práticas racistas que estão no nosso cotidiano.

De 10 a 12 acontecem apresentações do espetáculo de Teatro-Fórum “Suspeito”, que aborda as diferentes formas de genocídio da população negra no Brasil. Para as apresentações presenciais haverá limite de 30 pessoas por sessão, a fim de cumprir as normas de segurança da OMS contra COVID-19. No dia 10 também acontece o lançamento do “Da Maré às Águas”, produção audiovisual do grupo teatral MaréMoTO.

No dia 20 acontece a Caminhada Ancestral, que seguirá um roteiro de marcos ancestrais que revela uma parte importante da história do povo negro na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é resgatar a contribuição histórica do povo negro na construção da sociedade brasileira, ratificando que não existe história do Brasil sem história do povo negro. A caminhada inicia-se no monumento a Zumbi dos Palmares, a última parada acontece nos Arcos da Lapa com a inauguração do busto simbólico da princesa banto Anastácia em frente à sede do Centro de Teatro do Oprimido. Aliás, em cada parada acontece uma ação performática e uma fala de contextualização histórica sobre cada personalidade negra.

A programação encerra no dia 23 de novembro na Praça Via Light, em Nova Iguaçu. Em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras e Empregadas Domésticas de Nova Iguaçu, o Grupo Ponto Chic apresenta a performance “Julgar Meu Cabelo Afro”. A atividade segue com bate papo sobre “Direitos Trabalhistas” com a presença das mulheres que integram o sindicato, e finaliza com sarau artístico aberto ao público.

O Novembro Negra do Movimento Cor de Anastácia e todas as atividades são gratuitas e acontecem por meio do projeto Teatro das Oprimidas do CTO com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

As apresentações teatrais têm limite de 30 pessoas por sessão e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada. Mais informações serão lançadas ao longo do mês nas redes sociais do Centro de Teatro do Oprimido.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -