- Publicidade -

“O espaço da alteridade”, da antropóloga Andrea Eichenberger, em Botafogo

Publicado em:

“O espaço da alteridade”A Galeria Aliança Francesa, em Botafogo, apresenta quatro séries fotográficas intituladas: “(in)Segurança”, “Les milles briques”, “O parque” e “Translitorânea”, que compõem a exposição “O espaço da alteridade”, da fotógrafa e antropóloga Andrea Eichenberger.

Quatro séries fotográficas da artista apresentam 65 fotografias e outros trabalhos em diferentes mídias, dentre os quais uma obra com a participação do/da espectador/a, que tomam como assunto o encontro com o “outro”.

“Tomo o ato fotográfico como uma forma de aproximação e de trocas com as pessoas que eu fotografo. A fotografia não é um fim, mas um meio que me permite compartilhar experiências e acessar outros modos de olhar e pensar o mundo”, diz a artista.

Aliás, dois projetos em andamento completam a mostra “O espaço da alteridade”. O primeiro, “Pequeno inventário iconográfico sociopolítico do Brasil contemporâneo”, iniciado em 2017, ocupa as paredes externas da Aliança Francesa com duas de suas imagens mais expressivas. O segundo projeto, ainda sem título, convida o/a visitante a colaborar com a artista gravando um relato acerca de uma imagem específica. Como forma de aproximação e troca, esses relatos poderão ser enviados para a Andrea por meio de áudios, ou pelo e-mail : leituradaimagem@gmail.com.

“Meus projetos incluem muitos retratos, habitualmente o resultado de um diálogo. Não me interessa apenas observar as pessoas e sua experiência no mundo com certa distância, o que me interessa é a proximidade, as trocas e negociações que levarão à construção das imagens. Me interessa saber como o “outro” se olha a si mesmo, como olha seus semelhantes e o universo ao seu redor. Há uma frase da cineasta Trinh T. Minh-ha em seu filme Reassemblage (1982) que diz: ‘do not speak about, just speak nearby’, não fale sobre, apenas fale em proximidade. Um conselho que tenho buscado seguir”, diz Andrea Eichenberger .

A pesquisa de Andrea Eichenberger é atravessada por sua formação em antropologia, procurando estabelecer um profundo diálogo com as pessoas fotografadas.

Serviço
Exposição: O espaço da alteridade – Andrea Eichenberger
Período da exposição: 18 de novembro de 2021 a 07 de março 2022
Aliança Francesa | Botafogo: Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -