- Publicidade -

5˚CINEESPORTE acontece no CCBB

Publicado em:

Festival tem entrada franca.

O 5˚CINEESPORTE acontece no CCBB, de 15 a 20 de dezembro, levando ao público uma programação composta por 21 filmes, com entrada franca. Aliás, a produção audiovisual esportiva brasileira está representada por dez filmes. A presença internacional no 5˚CINEESPORTE reúne onze obras oriundas da França, Rússia, Portugal, Bélgica, Peru, México, Reino Unido, Estados Unidos e Argentina, além de uma coprodução Colômbia/México.

Os filmes selecionados abordam diversas modalidades esportivas: basquete, atletismo, nado artístico, boxe, futebol, snowboard, kickboxing, críquete, xadrez e automobilismo. O 5˚CINEESPORTE premiará o melhor filme de cada uma das suas duas mostras competitivas (de curta-metragem e de longa/média-metragem) exclusivamente através do voto popular.

Além das projeções presenciais, o festival realizará atividades virtuais reunindo dois bate-papos sobre filmes e temas que integram a programação do festival, no seu canal do YouTube.

Além disso, o 5˚CINEESPORTE programou para a sessão especial de abertura, o revelador documentário BRASIL NA PISTA, de Ernesto Rodrigues, tratado como um inédito resgate da importante participação dos pilotos brasileiros em mais de quatro décadas da história da Fórmula 1, a mais importante categoria do automobilismo mundial.

Com imagens de momentos marcantes das provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 disputadas entre 1970 e 2017, mais de 400 fotos e ensaios cinematográficos gravados em autódromos históricos da Europa, do Japão e do Brasil, o filme tem como base 34 entrevistas que incluem depoimentos de 20 ex-pilotos brasileiros, jornalistas especializados e personalidades do esporte motorizado.

Ao resgatar o intenso e múltiplo protagonismo de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Roberto Moreno e outros dezesseis pilotos, “BRASIL NA PISTA”, por sua abrangência e profundidade, é também um documento para a história do esporte brasileiro.

Por fim, para a sessão de encerramento, o festival leva ao público o talento e olhar refinado da diretora Lina Chamie, revelados no documentário SÃO SILVESTRE, com Fernando Alves Pinto como protagonista.

A mais famosa corrida de rua do Brasil realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro vira tema de filme que constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho. Certamente, o “corpo-a-corpo” entre o homem e a cidade.

Como forma de ampliar os debates em torno do cinema e esporte, o festival ainda apresenta na sua programação, também, debates em formato on-line. O intuito dessa programação é levar ao público temas ligados ao esporte nacional a partir dos dois filmes que compõem a programação do festival.

Os debates acontecem nos dias 15 e 16 de dezembro, a partir dos filmes Brasil na Pista – o Filme e Mulheres à Cesta. Cada bate-papo terá a presença de realizadores e especialistas convidados. Os debates acontecem em formato virtual no canal do Youtube do festival.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -