- Publicidade -

Fausto Fawcett, Zé Paulo Becker e João Fênix no Rio Music Market 2021

Publicado em:

Após receber um número recorde de inscritos, o Rio Music Market 2021, promovido pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), selecionou entre mais de 70 artistas nacionais e internacionais as três atrações musicais das noites de evento. Com estilos bem diversos, Fausto Fawcett, Zé Paulo Becker e João Fênix irão se apresentar no palco do Teatro Claro Rio em showcases, com duração de 50 minutos. As apresentações acontecem nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, sempre a partir das 20h.

Em uma colaboração inédita com o Amazon Music, todas as atrações musicais desta edição do Rio Music Market 2021 serão transmitidas ao vivo gratuitamente pelo app do serviço de streaming e também no canal. Aliás, além dos showcases, o público também poderá assistir de casa ao show de abertura, que ocorre no dia 6 de dezembro. Para assistir às apresentações de forma presencial, os bileto.sympla.com.b.

O violonista e compositor carioca Zé Paulo Becker é a atração do primeiro showcase, na terça-feira, 7 de dezembro. O músico irá apresentar as faixas inéditas de seu 16º disco, Outro Mundo, que tem um caráter mais jazzístico e influência da música de Milton Nascimento e do guitarrista americano Pat Metheny. Becker tem 15 cds gravados, sendo cinco com o Trio Madeira Brasil e 10 cds de sua carreira solo. Já tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira como Ney Matogrosso e Elza Soares, e já se apresentou em mais de 20 países.

Na noite seguinte, é a vez do cantor e compositor pernambucano João Fênix. O intérprete irá mostrar as faixas de seu oitavo disco Gotas de sangue, delicado registro de voz e piano, em duo com o pianista Luiz Otávio. O álbum novo é definido pelos músicos como uma confissão, um testemunho da fragilidade masculina perante a força feminina.

E fechando a programação, na quinta, 8 de dezembro, Fausto Fawcett lança o álbum Favelost, um projeto musical, audiovisual e literário, que apresenta nove músicas compostas por Jarbas Agnelli e letras de sua autoria. As melodias têm forte influência na sonoridade eletrônica e contemporânea. O disco também inclui vinhetas com narrativas curtas, textos rasantes nas vozes de Fausto e Carolina Meinerz, envolvidas pela tapeçaria musical criada por Agnelli. A partitura visual do projeto é assinada por Jodele Larcher.

Rio Music Market 2021Para celebrar a história musical de Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, os organizadores do RMK convidaram uma dupla de peso para se apresentar no palco do evento na noite de abertura: Mariana Aydar e Pedro Miranda nas vozes e instrumentos, sob direção musical de Cláudia Castelo Branco. O mestre sanfoneiro Sivuca foi escolhido para a homenagem por ser um dos responsáveis por disseminar a música nordestina para o país, sobretudo o forró, gênero que ganhou uma nova onda em 2021, com algumas transformações.

Em dezembro, faz 15 anos da partida de Sivuca, um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, acordeonista, violonista, guitarrista, pianista, percussionista, orquestrador e cantor brasileiro. O músico nasceu em uma família de sapateiros e aprendeu a tocar sanfona ainda criança, quando ganhou o instrumento dos pais aos 9 anos de idade. Em 25 de maio de 2003, voltou para seu Estado natal, Paraíba, e fixou domicílio na cidade de João Pessoa. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, jazz, baião, música clássica, blues, entre muitos outros.

O Rio Music Market 2021 reúne profissionais da música para debater sobre a indústria e as tendências do setor. Em suas oito edições anteriores, o evento reuniu milhares de profissionais da música em palestras, debates, painéis e oportunidades de negócios, capacitando músicos, produtores e profissionais da música em geral.

Neste ano, o RMK acontecerá de forma híbrida, com transmissão on-line e também recebendo o público no Teatro Claro Rio, de acordo com as restrições sanitárias definidas pelas autoridades competentes à época do evento, que podem incluir exigência de comprovante de vacinação.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -