- Publicidade -

“Órbita de Hélio” reúne obras de artistas que conviveram com Hélio Oiticica

Publicado em:

"Órbita de Hélio"A exposição “Órbita de Hélio” reúne imagens de artistas que conviveram com Hélio Oiticica e utilizaram grande experimentalismo nas décadas de 60 e 70.

Hélio Oiticica influenciou, certamente, uma leva de artistas que mantêm vivo seu estilo até hoje. Alguns deles estão na exposição “Órbita Hélio”, que reúne imagens de grande experimentalismo da arte brasileira. Todos os artistas que participam da mostra conviveram com Oiticica e foram cúmplices em suas artes. Em alguns trabalhos, o próprio Hélio aparece retratado.

“Ele incentivava a produtividade, a criação a todo momento, sem fazer distinção entre a vida pessoal e profissional. Esses artistas beberam na fonte de Hélio, ganharam estatura e se firmaram com seus trabalhos”, conta Margareth Telles, fundadora do MT Projetos de Arte, que organiza a mostra.

Aliás, a exposição traz ainda uma inédita foto tirada pelo próprio Hélio, documentando a chegada de Caetano Veloso ao exílio, em Londres, no final dos anos 60. A visita à exposição também permite reencontrar Hélio em companhia de Gal Costa, nos bastidores de show da cantora, de 1971, em registro de Frederico Mendes.

Neville de Almeida, conhecido parceiro do artista, também comparece. Roberta Salgado, autora dos “Poemas em objeto” que integram o Penetrável Tropicália, exibe um raro exemplar dessa série. Marcos Bonisson, jovem atraído pelas experimentações de Hélio, igualmente participa da mostra, com um lírico registro de criança em proposição do artista, no morro da Mangueira, em 1980.

Além disso, a exposição confere destaque a imagens de ex-alunos que assumiram, décadas após, o papel de parceiros artísticos: os irmãos Andreas e Thomas Valentin.

A exposição fica em cartaz na MT Projetos de Arte, Av. Beira Mar 454, Centro, RJ, com agendamento por e-mail: mtprojetosdearte@gmail.com,  até dia 17 de dezembro de 2021

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -