- Publicidade -

“O Jardim das Maravilhas de Miró” chega ao Rio de Janeiro

Publicado em:

A partir do Surrealismo, do Cubismo, do Fauvismo, Miró criou sua própria linguagem artística conhecida pela espontaneidade e pelo experimentalismo.

MiróUm passeio sensorial pelo universo de Joan Miró será aberto aos cariocas! Depois do sucesso de público em São Paulo, a exposição “O Jardim das Maravilhas de Miró” chega ao shopping Rio Design Barra com obras nunca antes vistas de Miró, são 20 litografias e 22 impressões de uma coleção particular que estarão em ambientes pensados para criar encantamento. O percurso é, certamente, uma experiência imersiva pela imaginação de um dos mais notáveis artistas do século XX.

Com curadoria de Karina Israel, Aline Sultani e Paulo Solano, a mostra atualiza a forma de explorar a obra de Joan Miró, que, aliás, não era tema de exposições na cidade há sete anos. Em “O Jardim das Maravilhas de Miró”, o imaginário do pintor catalão não está apenas em seus trabalhos originais, mas também em um percurso onde os visitantes descobrem como as esferas, cones, quadrados e linhas do pintor catalão se transformam em animais. Além disso, o publico pode também criar seus próprios pássaros e borboletas usando o processo criativo do artista em mesas interativas, entre outras atrações.

A exposição é livremente inspirada na obra literária “Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró”, escrita em 1927 pelo poeta espanhol Rafael Alberti em homenagem a Joan e sua esposa Pilar. Na série de poesias, o amigo e conterrâneo de Miró imagina uma viagem do casal a um jardim imaginário cheio de estrelas, flores, plantas exóticas e pequenos bichos. Miró gostava de comparar a sua profissão de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experimenta para melhor criar.

Ao iniciar a visitação, o espaço Observatório das Obras traz os poemas e litografias originais da coleção particular Maravilhas com variações acrosticas no Jardim de Miró, composta por Rafael Alberti e ilustrada por Joan Miró.

Destaque para o ambiente Sintonia com o Cosmos, baseado na frase “Creio que meu trabalho vai transportar você a um mundo de real irreabilidade”, escrita por Joan Miró ao comerciante de arte Pierre Matisse. O local reserva uma área lúdica para os visitantes refletirem sobre de onde veem as ideias para a criação?

SERVIÇO
Visitação 19 de Janeiro a 20 de março
Onde: Shopping Rio Design Barra da Tijuca
*Será necessária a apresentação da a carteira de vacinação contra a Covid-19 a todos os clientes maiores de 18 anos
Ingressos pela SYMPLA

** Todos os visitantes serão orientados pelos monitores a higienizar as mãos antes e depois de cada interação. Será disponibilizado um totem de álcool em gel.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -