- Publicidade -

Carnaval é tema de documentário lançado pela Amazon Music

Publicado em:

BaianaSytem apresenta reflexão sobre o Carnaval.

CarnavalHoje, o Amazon Music lança Manifestação: Carnaval do Invisível, um minidocumentário que celebra uma das mais icônicas festas brasileiras: o carnaval. O filme é, certamente, um manifesto visual contado a partir do olhar do personagem “Invisível”, que volta à cena para manifestar aquilo que os sentidos sozinhos não dão conta.

 O curta documental criado pelo grupo BaianaSystem apresenta um manifesto visual a partir dos sentidos, percepções e reflexões provocados pela ausência do Carnaval em Salvador em 2021 e 2022. O conteúdo está disponível no aplicativo do Amazon Music e no   YouTube.

“O carnaval é a festa popular mais amada no Brasil e o BaianaSytem além de ser parte fundamental com seus sons e ritmos nos traz uma reflexão incrível sobre o futuro do Carnaval”, diz Bruno Vieira, Head do Amazon Music no Brasil.

O documentário levará os fãs a uma instigante viagem musical e reflexiva sobre uma das mais emblemáticas festas do Brasil. O jornalista, sociólogo e pesquisador da cultura afro-brasileira, Muniz Sodré  fala que alegria significa asa e chão. Você sai do chão quando está alegre, levita.

“Neste momento, está em plena harmonia com o agora. Alguma semelhança com o carnaval não é mera coincidência. É exatamente aquele instante mágico em que você se sente completamente bem no mundo, no agora, no espaço, e com seu corpo”, declara a antropóloga baiana Goli Guerreiro durante entrevista no documentário.

No filme, o músico e educador Mestre Jackson afirma que a música do carnaval baiano sempre foi negra e que começou nas ruas. “Nós temos de falar de um movimento que nasceu dentro do carnaval, que é o tambor de rua, esse batuque dos ancestrais, dos anônimos, dos ritmistas, dos batuqueiros do nosso passado. O samba reggae inovou a proposta da percussão de rua, valorizando mais o ritmista, que se torna o percussionista. O movimento vai para os palcos. Além de tudo isso, e o mais importante: foi também uma proposta de transformação social da comunidade”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -