- Publicidade -

Acervo de obras do Theatro Municipal será tema de análise em palestra

Publicado em:

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) possui um vasto acervo de obras de arte, com mais de 70 mil produções artísticas preservadas. Com o intuito de aproximar e tornar este tema mais acessível para a população fluminense, o Theatro recebe no dia 31 de março, a palestra “Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar”. As inscrições para participar do evento estão abertas, através de formulário on-line.

A palestra tem como público-alvo instituições de fomento e pesquisa, profissionais das áreas de conservação, restauração, museologia e patrimônio, além de potenciais parceiros e interessados no desenvolvimento das metodologias de preservação do patrimônio. A apresentação ficará a cargo do corpo docente do IFRJ, responsável por realizar, com apoio do laboratório móvel da instituição, a análise físico-química de obras de arte do acervo do Theatro.

Aliás, durante a abertura do evento, o IFRJ e a Fundação Teatro Municipal (FTM-RJ) vão assinar um termo de intenção de cooperação técnica para realização de ações futuras. Além disso, dentro da programação do dia, o público presente ainda vai contar com visita guiada pelas dependências do Theatro.

“Será um dia de agenda cheia, com muitas atividades no nosso Theatro Municipal, uma das construções mais importantes do estado do Rio de Janeiro. Ocupar este equipamento é de grande importância para a valorização da cultura e da história fluminense. A assinatura deste termo vai garantir que as ações não terminem nesta palestra, mas possam continuar nos próximos meses através de mais parcerias, garantindo a extensão da ciência junto à cultura”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Para a apresentação da experiência do projeto, os pesquisadores do IFRJ vão utilizar uma pintura de Eliseu Visconti, artista ítalo-brasileiro, como objeto de pesquisa. A imagem será ampliada e projetada no telão, para análise dos palestrantes e do público. O trabalho será desenvolvido com auxílio de um equipamento específico, que permite visualizar a quantidade de pigmentos distribuídos na obra.

“É uma ótima oportunidade para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre algumas das obras de arte que o Theatro Municipal conserva em seu rico acervo. Reforçamos também a importância do desenvolvimento do trabalho conjunto entre as instituições públicas envolvidas para a preservação de nossa história e bens culturais”, explica a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

A realização é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura de Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ (IFRJ) e TMRJ, com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS).

 “Este evento é a consolidação do alinhamento entre a cultura e a educação, com fortalecimento da área de pesquisa aplicada. Os institutos federais possuem, em suas diretrizes, o compromisso de responder de forma direta às demandas da sociedade”, afirma o Reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Programação:

10h: Abertura com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Reitor da IFRJ e Presidente da FTM-RJ
10:50h: Apresentação da experiência e palestra “Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar”
11h30: Abertura para perguntas do público
12h: Encerramento
12h -14h: Pausa para almoço
14h: Visita guiada pelo Theatro para participantes (opcional, com número limitado de vagas)

Serviço
Data: 31/03 (quinta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Sala Mário Tavares – Theatro Municipal
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 14, Centro – RJ

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -