- Publicidade -

Movimento Armorial, movimento criado por Ariano Suassuna, ganha mostra no CCBB

Publicado em:

Ampla exposição sobre a Arte Armorial traz obras em diversos formatos.

O CCBB inaugura  no dia 30 de março, a mostra “MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS”, uma exposição que reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte Armorial, movimento criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014).

MOVIMENTO ARMORIAL Com curadoria de Denise Mattar a exposição denominada ARMORIAL 50 apresenta cerca de 140 obras de arte (aliás, a grande maioria nunca havia saído do Recife) em diversos formatos. Contando com artistas importantes para o Movimento Armorial, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, entre muitos outros artistas que fizeram parte deste importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970.

A mostra  surgiu com um compromisso ousado: reapresentar ao público, sobretudo às novas gerações, a proposta singular e desafiadora de Ariano Suassuna de criar, há pouco mais de cinco décadas, uma arte erudita a partir das mais autênticas e tradicionais manifestações artístico-culturais populares do Nordeste e de outras regiões do país.

Concebida para marcar o cinquentenário do Movimento Armorial, comemorado em outubro de 2020, o projeto teve seu lançamento postergado devido à pandemia de Covid-19, e chega ao Rio de Janeiro em março após ter passado pelo CCBB Belo Horizonte. Após o Rio de Janeiro, a mostra MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS segue para os CCBBs de São Paulo e de Brasília.

A curadora conta, “Fazer a curadoria da exposição comemorativa dos 50 anos do Armorial foi um desafio. São muitos artistas incríveis envolvidos, como Gilvan Samico, Francisco Brennand, Miguel dos Santos, Romero de Andrade Lima e o próprio Ariano Suassuna. Isso apenas falando das Artes Plásticas. Para dar conta da tarefa a exposição foi dividida em módulos que apresentam a Vida e Obra de Ariano, as fases do Movimento Armorial, e as Referências que eram a base de tudo: O cordel e as festas populares”.

De 31 de maio a 27 de junho, o público terá um contato ainda mais profundo com este Movimento no mês em que Suassuna completaria 95 anos. A exposição tenta manter a magia, o humor, a alegria, as cores e a fantasia, que caracterizam a arte popular e o viés erudito do Armorial.

Para explorar a versatilidade do Movimento Armorial e a interlocução com as várias linguagens artísticas, o curador convidado é o poeta, professor, ficcionista e ensaísta Carlos Newton Júnior, um dos consultores da exposição e especialista na obra de Ariano Suassuna. “Conversas sobre a Arte Armorial” será um ciclo de encontros teóricos/temáticos que abordará a criação Armorial nos diversos gêneros: Literatura, Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

“Ao promover uma retrospectiva dos 50 anos do Armorial, a exposição deixa claro que a poética do Movimento idealizado por Ariano Suassuna continua viva e fecunda, indicando uma direção que vem sendo seguida por artistas de mais de uma geração, cada um deles percorrendo o seu próprio caminho. Não há que se falar, portanto, em uniformização ou tolhimento à liberdade criadora, muito pelo contrário. A riqueza inesgotável da cultura popular, fonte maior da arte armorial, com seus elementos ibéricos, indígenas e africanos, induziu a criação de uma poética aberta, que nos liga, em última instância, tanto à tradição da cultura mediterrânica quanto às tradições da arte popular de países do terceiro mundo”, diz Carlos Newton Júnior.

A exposição está organizada em núcleos, ambientada nas salas do segundo andar do CCBB Rio de Janeiro. Em cada um deles foi definido um tratamento expográfico traz à tona a diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina, tal qual idealizado por Ariano Suassuna. E, conforme explicitado pela produtora Regina Rosa de Godoy, de forma mágica, lúdica e plena de humor.

SERVIÇO
Exposição: de 30 de março a 27 de junho de 2022
CCBB-RIO – 2º andar (Rua Primeiro de Março, 66)
Entrada gratuita

De 01 a 13 de junho de 2022, o CCBB recebe atividades complementares.  Serão realizados cinco encontros musicais “Música Armorial”, com curadoria da equipe de consultores da mostra.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -