- Publicidade -

Cia Bachiana Brasileira apresenta V Festival Bach do Rio de Janeiro 2022

Publicado em:

A Sociedade Musical Bachiana Brasileira, dirigida pelo maestro Ricardo Rocha, apresenta, no mês de maio, o V Festival Bach no Rio de Janeiro. A montagem é uma realização do Prêmio Funarte Festivais de Música 2021, com a promoção e o apoio da Firjan, com seus recursos e espaços, como o Auditório Copacabana e o Teatro SESI.

A nova edição do V Festival Bach acontece nos dias 03, 05 e 06 de maio. Além da execução musical dos seus conjuntos de Orquestra e Coro de Câmara, o festival traz surpresas como duas palestras com espaço para perguntas e debate, um filme, além disso, a participação especial de um madrigal de convidados, apresentando três famosas obras do repertório de Bach. O concerto é, certamente, um painel expressivo de quatro das maiores obras-primas do repertório coro-orquestral de Bach.

O Festival começa no dia 03 com a palestra “Carta à posteridade de um coração ecumênico”, que aborda a trajetória da história da Música Ocidental dos séculos IV ao XX, apresentando a linhagem que nos levará de Bach, na Alemanha do século XVIII, até a chegada de Villa-Lobos no Brasil do século XX. A análise da mais importante obra de toda a sua produção, a enigmática ‘Missa em si menor’, escrita quase que secretamente ao longo de 25 anos, será analisada.

Já no dia 05, o Concerto Retratos Musicais acontece no Teatro do SESI, sobre sua obra coro-orquestral, com um painel de movimentos escolhidos entre obras-primas de Bach com Madrigal, Orquestra de Câmara e um Coro de Convidados.

Por fim, na sexta, 06 de maio, último dia do Festival, a ideia é mostrar a ponte entre a música de Bach e a sua influência na brasileira na palestra “MBC, Música Brasileira de Concerto”, seguida de filme e debate sobre esta literatura musical que o Brasil vem escrevendo há mais de 300 anos. Além de destacar a necessidade de políticas públicas que invistam na descoberta, no resgate e na difusão deste que é um grande tesouro musical brasileiro. As palestras dos dias 03 e 06 de maio serão apresentadas pelo maestro Ricardo Rocha no Auditório Copacabana, 13º andar da FIRJAN.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -