Pink Floyd lançará nova música em apoio ao povo da Ucrânia, intitulada “Hey, Hey, Rise Up!”, aliás, essa é a primeira canção original que eles gravaram juntos como banda desde ‘The Division Bell’, de 1994. A faixa traz David Gilmour e Nick Mason junto com o baixista de longa data do Pink Floyd Guy Pratt e Nitin Sawhney nos teclados, além de uma extraordinária performance vocal de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox.

A faixa, gravada no final de março, usa os vocais de Andriy retirados do Instagram, cantando na Praça Sofiyskaya, em Kiev. A música ‘Oh, The Red Viburnum In The Meadow’ é um empolgante folk de protesto ucraniano, escrito durante a primeira guerra mundial, e tomou o mundo durante o último mês em protestos contra a invasão da Ucrânia. O título da faixa do Pink Floyd é tirado da última parte da música, que se traduz como ‘Hey, Hey, Rise up and joy’.

Pink FloydO vídeo de ‘Hey Hey Rise Up!’ foi filmado pelo aclamado diretor Mat Whitecross e filmado no mesmo dia em que a faixa foi gravada. Já  a arte da faixa apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. A capa do single é uma referência direta à mulher que foi vista ao redor do mundo dando sementes de girassol para soldados russos e dizendo para eles carregarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis cresçam.

 Além disso, Gilmour contou como conheceu Andriy e sua banda Boombox. “Em 2015, fiz um show no Koko, em Londres, em apoio ao Belarus Free Theatre, cujos membros foram presos. Pussy Riot e a banda ucraniana Boombox também estavam na lista. Eles deveriam fazer seu próprio set, mas o vocalista Andriy teve problemas de visto, então o resto da banda me acompanhou no meu setlist, tocamos “Wish You Were Here” para Andriy naquela noite”.

Sobre o convite, ele conta, “Recentemente, li que Andriy havia deixado sua turnê nos Estados Unidos com o Boombox, voltou para a Ucrânia e se juntou à Defesa Territorial. Então eu vi esse vídeo incrível no Instagram, onde ele fica em uma praça em Kiev com esta linda igreja de cúpula dourada e canta no silêncio de uma cidade sem trânsito ou ruído de fundo por causa da guerra. Foi um momento poderoso que me fez querer colocá-lo em música”.

Enquanto escrevia a melodia para a canção, David conseguiu falar com Andriy, de sua cama de hospital em Kiev, onde estava se recuperando de um ferimento por estilhaço de morteiro. “Toquei um pouco da música para ele na linha telefônica e ele me deu sua bênção. Espero que façamos algo juntos pessoalmente em algum momento no futuro.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here