- Publicidade -

“Turmalina 18-50” volta aos palcos em homenagem ao cinquentenário de morte do principal líder da Revolta da Chibata

Publicado em:

Após receber o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo no fim de 2021, “Turmalina 18-50” está de volta aos palcos para homenagear o cinquentenário de morte do principal líder da Revolta da Chibata (1910).

Turmalina
Foto: Stephany Lopez

A montagem carrega em seu título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto (Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50) e refaz os caminhos percorridos pelo líder como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória. Além disso, sua relação com as águas é tratada de maneira poética e simbólica, evocando a marinha, a pesca, os portos e também São João Batista, santidade católica que instituiu o batismo pelas águas.

Outra relação traçada pela peça é a possibilidade de caminhos dados pelas encruzilhadas, em uma referência direta a sua terra natal, Encruzilhada do Sul, na região do Vale do Rio Pardo (RS).

O espetáculo relembra os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a primeira década do século passado, além de exaltar a Revolta da Chibata, marco na luta por igualdade racial no país. A peça, certamente, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de João Cândido, um herói nacional pobre e esquecido, numa rua de terra na Baixada Fluminense.

Morto em 1969, apenas em 2008 João Cândido teve a anistia concedida pelo governo brasileiro, no mesmo ano em que se inaugurou uma estátua em sua homenagem na Praça XV, na capital carioca. Aliás, por conta do cinquentenário de morte, em dezembro de 2019 passou a integrar o Livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro, e o Livro de Heróis de São João de Meriti. Porém, ainda falta sua inclusão no Livro de Heróis da Pátria, cujo projeto de lei segue tramitando. Desta forma, celebrar sua história é também ação de reparação histórica consigo e com o próprio país.

SERVIÇO:
15 de abril a 8 de maio
sextas e sábados, às 20h e domingos às 19h
Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 80 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -