Foto: Arnaldo J.G. Torres.

No dia 10 de maio de 2022, a coreógrafa e bailarina Dinah Perry lança o curta-metragem Dostoiévski – em 9 cenas, com acesso grátis no Youtube. A obra reúne os episódios da série audiovisual, iniciada em setembro de 2021, composta por cenas de aproximadamente um minuto de duração cada (também disponíveis no mesmo canal).

Dostoiévski – em 9 cenas traz um novo olhar de Dinah Perry para a arte contemporânea, no qual mescla técnicas de dança, teatro e performance em uma sensível captação com a câmera de vídeo. A artista assina concepção e direção do trabalho que tem como intérprete o bailarino Rogério Maia, também coreógrafo e maitre de dança clássica e contemporânea.

“Apresentamos agora a conclusão do projeto ‘Dostoiévski’ que funde as técnicas das artes cênicas, costuradas pela sutileza. As oito cenas já lançadas traçam a linha do processo de investigação, que pode ser observada em continuidade nesse minidocumentário performático”, afirma a artista.

Inspirado na obra de filósofo russo Fiódor M. Dostoiévski (1821-1881), o curta experimenta a dança em uma concepção diferente de seus demais trabalhos. “Em Dostoiévski – em 9 cenas a dança submerge no corpo, praticamente em repouso. As cenas captadas trazem a dança – pelos ângulos e movimentos de câmera – em um jogo que alterna sensações do impressionismo e do expressionismo”, explica a artista.

Com trilha sonora de Igor Stravinsky (“Orpheus”), Dostoiévski – em 9 cenas reflete sobre o desamor, o amor e a solidão no mundo atual. Segundo Dinah, a ideia surgiu para cumprir sua trajetória de criações e fundamentar sua estética, registrada no livro (digital) “Fórmula de Técnica Autoral em Dança”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here